Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Startup brasileira de reflorestamento promete restaurar um milhão de hectares de florestas

Foto: Ignacio Palacios/Getty Images
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Uma startup brasileira de reflorestamento, a re.green, anunciou que pretende restaurar um milhão de hectares de florestas tropicais no Brasil nos próximos anos. A empresa, que foi fundada há dois anos, já opera em cinco áreas diferentes na Amazônia e na Mata Atlântica, replantando árvores e plantas nativas em locais que degradados há várias décadas.

Em entrevista à CNN, o CEO da re.green, Thiago Picolo, disse que a empresa tem uma forte base científica, trabalha diretamente com as comunidades locais e opera em larga escala, com fins lucrativos. “Assim, você consegue realmente mobilizar o capital e crescer da forma que a gente quer crescer”, disse o CEO.

Segundo Picolo, o retorno do investimento será feito através da venda de créditos de carbono de alta qualidade e do plantio de árvores madeireiras para corte em parte das áreas restauradas.

Os potenciais clientes para os créditos de carbono, um mercado em expansão, são empresas de grande porte que fizeram um compromisso de neutralidade climática. “Elas trabalham para reduzir de forma significativa as suas emissões. Mas sempre chega no valor residual que é praticamente impossível de reduzir ou muito antieconômico. Para esse valor residual, eles buscam créditos de carbono de alta qualidade e o nosso crédito é percebido como sendo da mais alta qualidade porque ele é um crédito de remoção, ele tá sugando um carbono que já tá na atmosfera”, afirma Picolo.

O CEO também reconheceu alguns desafios nesse setor, entre eles a dificuldade para se comprar terras para reflorestamento e a obtenção de sementes. Como um diferencial, Picolo afirma que a empresa busca sempre trabalhar com as comunidades locais, o que gera mais possibilidades de sucesso no negócio.

Ponte sob o rio Mocoa durante fortes chuvas na Amazônia colombiana, na cidade de Mocoa, em maio de 2022.Crédito: Juancho Torres/Anadolu Agency via Getty Images

Fonte: CNN Brasil

Últimas Notícias
Últimas Notícias