Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

TRE-RJ vai validar dados do Detran para facilitar voto por biometria

Foto Arquivo
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Medida poderá aumentar em até 27,61% o eleitorado com biometria

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) está se preparando para uma importante atualização no sistema de identificação eleitoral para as eleições de outubro. A partir de um acordo de cooperação com o Departamento de Trânsito do estado (Detran-RJ), o TRE-RJ irá validar mais de 2,4 milhões de registros biométricos de eleitores recebidos do Detran-RJ. Esta medida poderá aumentar em até 27,61% a proporção de eleitores com biometria no estado.

Atualmente, o TRE-RJ já registrou as digitais de 8,818 milhões de eleitores, o que representa 67,66% do total de 13,33 milhões de eleitores no estado. A inclusão dos dados biométricos do Detran-RJ permitirá que os eleitores que tiverem suas digitais validadas não precisem comparecer ao cartório eleitoral para coletar esses dados.

Para o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos Figueira, a incorporação das informações biométricas do Detran-RJ é um avanço significativo para a segurança do processo eleitoral. “Com a validação desses dados, o TRE-RJ dará um grande salto na proporção do eleitorado com biometria e poderá superar a casa dos 80%. A verificação das digitais ajuda a evitar a possibilidade de um eleitor se passar por outro na hora de votar e aumenta a segurança de todos os envolvidos no processo”, afirmou Figueira.

Esta iniciativa está alinhada com o projeto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a Importação de Biometrias de Órgãos Externos (BioEx), que busca aproveitar dados biométricos disponíveis em bases de órgãos públicos. O compartilhamento de dados está regulamentado por uma resolução do TSE e pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

No dia da eleição, 6 de outubro, que será dedicada à escolha de prefeitos e vereadores, os mesários consultarão os cadernos de votação, onde constarão as informações sobre a biometria fornecida pelo Detran-RJ, com o aviso “Biometria fornecida por órgão conveniado à Justiça Eleitoral”. A habilitação dos eleitores será feita da mesma forma que a biometria coletada pela Justiça Eleitoral e poderá ser repetida até quatro vezes, se necessário.

Em todos os 92 municípios do Rio de Janeiro, a identificação será híbrida no pleito municipal, permitindo que os eleitores votem após a identificação por meio do documento oficial com foto e das digitais, ou apenas com o documento, se preferirem.