A Brand Finance, líder mundial em consultoria de valoração, acaba de divulgar seu relatório anual sobre as marcas de bebidas alcoólicas mais valiosas e fortes do mercado mundial. A Heineken é a marca de cerveja mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 7,6 bilhões, na frente da Corona e Budweiser.
Três marcas brasileiras estão entre as 50 marcas mais valiosas: Skol (15ª), Brahma (17ª) e Antarctica (24ª). As três marcas são as mais valiosas entre todas as categorias de bebidas no Brasil. A Schin e a Ypióca completam a lista das cinco marcas brasileiras mais valiosas.
Os segmentos de cerveja e cachaça do Brasil são destaques no ranking global, com três das cinco marcas mencionadas integrantes do grupo AB InBev, a antiga cervejaria Ambev, uma das maiores empresas de bebidas do mundo.
“O Brasil tem uma rica história de consumo e produção de álcool, com a cerveja e a cachaça sendo as bebidas mais populares. No entanto, restrições à comunicação pública relacionada ao álcool no nosso país podem representar desafios para a construção de marcas fortes”, avalia Eduardo Chaves, Diretor da Brand Finance Brasil.
O Brasil não aparece com nenhuma marca de vinho entre as mais valiosas, categoria dominada pela França, com a Möet & Chandon liderando, avaliada em US$ 1,3 bilhão. A chinesa ChanyU vem em segundo lugar, na frente da Chandon e das francesas Veuve Clicquot e Domm Pérignon. Conhecida dos brasileiros, a chilena Concha y Toro ficou em 9º lugar. “Olhando para a indústria vitivinícola do Brasil, também podemos ver crescimento à medida que a produção tem aumentado significativamente nos últimos anos”, destaca o executivo.


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