Os gastos de turistas internacionais no Brasil de janeiro a julho de 2023 somaram US$ 3,796 bilhões, aproximadamente R$ 18,6 bilhões. O resultado é o segundo melhor da série histórica, perdendo apenas para 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil.
Em comparação a 2019, ano de pré-pandemia, o gasto acumulado por turistas estrangeiros neste primeiro semestre teve um aumento de 3,32%.
A Argentina foi o principal emissor de turistas para o Brasil no período, com 1,3 milhão de visitantes. Os Estados Unidos ficaram em segundo lugar, com 327 mil turistas. Os cinco maiores emissores de turistas para o Brasil no primeiro semestre de 2023 foram:
- Argentina (1,3 milhão de turistas)
- Estados Unidos (327 mil turistas)
- Paraguai (233 mil turistas)
- Chile (223 mil turistas)
- Uruguai (199 mil turistas)
Os estados brasileiros por onde mais entraram viajantes internacionais foram São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.
Os dados mostram que o turismo internacional no Brasil está em recuperação após a pandemia de Covid-19. O país segue como um destino atraente para visitantes de todo o mundo, com atrações naturais, culturais e históricas.
Foto: Reprodução