A Universidade de Oxford, uma das mais prestigiadas do mundo, vai inaugurar sua primeira sede fora do Reino Unido no Brasil. A inauguração está prevista para este ano, com início das aulas em 2024.
A nova unidade, chamada Oxford Latam Unit (Unidade de Oxford da América Latina), será uma parceria do Ministério da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade de Oxford e da empresa brasileira de pesquisa Sail For Health.
A sede da Oxford Latam Unit ainda não foi divulgada, mas a empresa Sail For Health afirmou que será um espaço físico próprio, com salas de aula, laboratórios, auditórios e toda a infraestrutura adequada para receber cientistas do mundo inteiro.
O objetivo da nova unidade é fomentar a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico na América Latina. A Oxford Latam Unit terá foco especial em saúde pública, com cursos de pós-graduação e mestrado nas áreas de biotecnologia, desenvolvimento de vacinas, vacinologia, desenvolvimento clínico e saúde global em vacinas.
A escolha do Brasil para abrigar a primeira sede da Oxford na América Latina não foi à toa. O país tem um forte ecossistema de saúde, com instituições de pesquisa renomadas e uma população de mais de 210 milhões de pessoas.
A inauguração da Oxford Latam Unit é um marco importante para o Brasil e para a América Latina. A nova unidade tem o potencial de impulsionar a pesquisa científica na região e melhorar a saúde da população.
Foto: Reprodução