Uma equipe de arqueólogos descobriu uma antiga cidade maia na Península de Yucatán, no México. A cidade, chamada Ocomtun, foi construída entre 600 e 900 d.C. e foi abandonada há mais de 1.000 anos.
A cidade foi descoberta usando tecnologia de detecção e alcance com laser (LiDAR), que pode penetrar a vegetação e revelar estruturas enterradas. O LiDAR foi usado para criar um mapa 3D da área, que revelou as pirâmides, praças e outros edifícios de Ocomtun.
A equipe de arqueólogos também encontrou cerâmica e outras artefatos que datam do período clássico maia. Estes artefatos fornecem pistas sobre a vida na cidade, incluindo sua cultura, economia e religião.
A descoberta de Ocomtun é um importante avanço na arqueologia maia. A cidade fornece novas informações sobre a cultura maia e sua história. Também ajuda os arqueólogos a entender por que muitas cidades maias foram abandonadas no século 10.
Os arqueólogos planejam continuar explorando Ocomtun nos próximos anos. Eles esperam aprender mais sobre a cidade e sua população.

Bloco de pedra com relevo, reaproveitado em uma escadaria na cidade de Ocomtun / Ivan Šprajc/ZRC SAZU