Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Varredura a laser aérea ajuda a descobrir restos da antiga cidade maia

Foto: Ivan Šprajc/ZRC SAZU
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Uma equipe de arqueólogos descobriu uma antiga cidade maia na Península de Yucatán, no México. A cidade, chamada Ocomtun, foi construída entre 600 e 900 d.C. e foi abandonada há mais de 1.000 anos.

A cidade foi descoberta usando tecnologia de detecção e alcance com laser (LiDAR), que pode penetrar a vegetação e revelar estruturas enterradas. O LiDAR foi usado para criar um mapa 3D da área, que revelou as pirâmides, praças e outros edifícios de Ocomtun.

A equipe de arqueólogos também encontrou cerâmica e outras artefatos que datam do período clássico maia. Estes artefatos fornecem pistas sobre a vida na cidade, incluindo sua cultura, economia e religião.

A descoberta de Ocomtun é um importante avanço na arqueologia maia. A cidade fornece novas informações sobre a cultura maia e sua história. Também ajuda os arqueólogos a entender por que muitas cidades maias foram abandonadas no século 10.

Os arqueólogos planejam continuar explorando Ocomtun nos próximos anos. Eles esperam aprender mais sobre a cidade e sua população.

Bloco de pedra com relevo, reaproveitado em uma escadaria na cidade de Ocomtun / Ivan Šprajc/ZRC SAZU

Últimas Notícias
Últimas Notícias