google.com, pub-6509141204411517, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Vaticano divulga cronograma das fumaças que anunciarão novo Papa

Foto: Mario Tama/Getty Images
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Conclave inicia nesta quarta-feira (7) com 133 cardeais eleitores; fumaças indicarão resultados das votações

O Vaticano divulgou os horários previstos para as fumatas — sinais de fumaça que indicarão ao mundo os resultados das votações do Conclave, que terá início nesta quarta-feira, 7 de maio de 2025, na Capela Sistina.

A primeira votação acontecerá na tarde de quarta-feira. Caso não haja consenso, a fumaça preta deve surgir por volta das 14h (horário de Brasília), sinalizando que nenhum candidato alcançou os dois terços necessários (89 votos entre os 133 cardeais eleitores) para ser eleito.

Se a definição não ocorrer no primeiro dia, os cardeais votarão até quatro vezes na quinta-feira, 8 de maio. O cronograma divulgado prevê até duas emissões de fumaça pela manhã e duas à tarde:

  • Quinta (8) — 5h30 (de Brasília): primeira votação do dia. Fumaça branca (se houver eleição) ou ausência de fumaça (se não houver definição);
  • 7h: segunda votação do dia. Fumaça branca (com eleição) ou fumaça preta (sem definição);
  • 12h30: terceira votação do dia. Fumaça branca (com eleição) ou sem fumaça (sem definição);
  • 14h: quarta votação do dia. Fumaça branca (com eleição) ou fumaça preta (sem definição).

Esse é o dia considerado mais provável para a escolha do novo pontífice, já que, nos dois últimos conclaves — em 2005 e 2013 —, a decisão foi tomada no segundo dia.

Durante o Conclave, os cardeais permanecem isolados na Casa Santa Marta, sem qualquer contato com o mundo exterior. A votação prossegue até que um dos cardeais alcance a maioria qualificada.

Caso não haja resultado após três dias de votações, haverá uma pausa de 24 horas para orações e reflexão.

A fumaça branca que sairá da chaminé da Capela Sistina, quando houver eleição, será seguida do anúncio oficial: o tradicional “Habemus Papam”.