google.com, pub-6509141204411517, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Salvador recebe mostra gratuita de cinema africano; saiba mais

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Evento oferece uma semana de programação dedicada à sétima arte africana

A capital baiana será palco da Mostra de Cinemas Africanos, que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro. O evento apresenta uma rica programação de filmes e atividades relacionadas ao cinema africano, com diversas oportunidades para o público e profissionais da área. As inscrições para a programação paralela do festival estão abertas até 6 de setembro, pelo site oficial www.mostradecinemasafricanos.com.

Entre as atividades destacadas estão:

Laboratório Crítico

O Laboratório Crítico, liderado pelo jornalista e crítico de cinema Rafael Carvalho, oferece uma abordagem teórica e prática sobre a produção cinematográfica africana e afro-diaspórica. O laboratório será realizado em cinco encontros, nos dias 17, 18, 19, 24 e 25 de setembro, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia. Com 15 vagas disponíveis, o curso inclui aulas teóricas, exibições de curtas-metragens e debates críticos. Os participantes também terão a oportunidade de produzir críticas para a Revista Crítica de Cinemas Africanos, que será publicada no site vinculado à Mostra.

Minicurso: Construções Cinematográficas de Amílcar Cabral

Ministrado por Jusciele Oliveira, doutora em Comunicação, Cultura e Artes, o minicurso “Construções Cinematográficas de Amílcar Cabral: Reflexões sobre os Cinemas Africanos e suas Narrativas” ocorrerá nos dias 24 e 25 de setembro, também no Museu de Arte Contemporânea da Bahia. O curso explora as representações cinematográficas de Amílcar Cabral, líder revolucionário dos países africanos de língua portuguesa, e como essas representações influenciam a compreensão da história e contexto político do continente africano. São 50 vagas disponíveis para o minicurso.

Encontros do Audiovisual Brasil-África

A primeira edição dos Encontros do Audiovisual Brasil-África acontecerá de 19 a 22 de setembro no Arquivo Público Municipal. Este evento visa promover a colaboração entre o cinema africano e brasileiro, reunindo cerca de 40 profissionais dos dois lados do Atlântico Sul. A programação inclui mesas-redondas, apresentações e um fórum sobre a cooperação sustentável entre os dois países no setor audiovisual. O evento foca em pesquisa, produção, difusão e formação, com o objetivo de fortalecer a indústria cinematográfica em ambos os territórios.

A participação nas atividades é gratuita, e os interessados podem se inscrever através dos links fornecidos no site oficial do festival.

Foto: Reprodução