O Grupo Piracanjuba anunciou um investimento de R$ 612 milhões para a construção de uma nova unidade industrial em São Jorge d’Oeste, no Paraná. Desse montante, R$ 499 milhões serão financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A fábrica terá capacidade para processar 1,2 milhão de litros de leite por dia, resultando na produção de whey protein, lactose em pó, queijo muçarela e manteiga.
Atualmente, cerca de 85% do whey protein consumido no Brasil é importado. Com a nova planta, a Piracanjuba pretende reduzir essa dependência, aproveitando o crescimento do mercado de suplementos esportivos, que movimentou R$ 4,3 bilhões em 2023 e tem previsão de atingir R$ 9,5 bilhões até 2028, segundo dados da Euromonitor.
A unidade será composta por duas linhas de produção integradas. A primeira etapa será dedicada à fabricação de queijo muçarela e manteiga, enquanto a segunda utilizará o soro de leite, subproduto da produção de queijos, para produzir até 6 mil toneladas anuais de whey protein e 14,8 mil toneladas de lactose em pó. Essa integração proporcionará ganhos de escala e eficiência, além de contribuir para a redução de emissões de carbono, eliminando a necessidade de transporte do soro entre diferentes plantas fabris.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou a importância do projeto: “Essa unidade industrial é um marco para o setor. Vamos trazer inovação, reduzir a dependência de importação e gerar valor local”. Ele também ressaltou que a iniciativa deverá criar 250 empregos diretos na região e fortalecer a balança comercial brasileira.
Além deste investimento, em março de 2024, a Piracanjuba adquiriu a startup Emana, especializada em suplementos, como parte de sua estratégia de diversificação de portfólio e aposta no mercado de vida saudável, que tem apresentado crescimento de dois dígitos no Brasil desde 2021.
Com sete fábricas em operação e um portfólio de 200 produtos, incluindo opções com alto teor de proteína e leite zero lactose, o Grupo Piracanjuba busca consolidar sua posição no mercado nacional, oferecendo produtos de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país.