Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Cine Glauber Rocha oferece sessão gratuita de “Emília Pérez” para professores de Salvador

Foto: Reprodução
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O Cine Glauber Rocha, em Salvador, anunciou uma sessão gratuita do filme “Emília Pérez”, indicada ao Oscar e concorrente direto do brasileiro “Ainda Estou Aqui”. A exibição ocorrerá neste sábado, 15 de fevereiro, às 17h30, exclusivamente para professores cadastrados no site Escola no Cinema.

“Emília Pérez” é uma musical francesa que narra a história de Rita (Zoe Saldana), uma advogada insatisfeita com sua carreira em um escritório que defende crimes. Ela recebe uma proposta inesperada de Manitas (Karla Sofía Gascón), líder de um cartel, que deseja abandonar o crime e realizar um plano secreto: tornar-se a mulher que sempre sonhou ser. A trama é uma adaptação livre do romance “Ecoute”, de Boris Razon.

Apesar das 13 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme Cômico, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro, “Emília Pérez” enfrenta críticas por questões de apropriação cultural. O filme retrata um enredo mexicano, mas conta com um elenco majoritariamente estrangeiro e direção francesa. Além disso, a protagonista Karla Sofía Gascón esteve envolvida em polêmicas devido a declarações controversas.

Nos comentários sobre a exibição gratuita, alguns cinéfilos expressaram descontentamento, com declarações como: “Nem de graça [vou assistir]”, “Ainda está muito caro” e “Ódio gratuito aos professores”.

Enquanto isso, “Ainda Estou Aqui”, dirigida por Walter Salles, também se destaca na temporada de estreias. O filme aborda a história de uma família brasileira afetada pela ditadura militar dos anos 1970, com Fernanda Torres no papel principal. O longa já conquistou prêmios importantes, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama para Torres, e é considerado favorito em pelo menos duas categorias no Oscar.

A exibição de “Emília Pérez” oferece aos professores de Salvador uma oportunidade única de conferir uma das produções mais comentadas do ano, em meio a debates sobre representação cultural e diversidade no cinema internacional.