Mais de 470 apresentações marcarão o Carnaval de Rua, com destaque para blocos históricos e novas apresentações da festa popular carioca
O pré-Carnaval de Rua no Rio de Janeiro foi um sucesso absoluto neste sábado (22), com cerca de 160 mil foliões se espalhando pelas ruas da cidade para acompanhar os desfiles de 55 blocos carnavalescos. Este evento, que já se consolidou como um dos maiores do país, traz uma energia contagiante e a diversidade das manifestações culturais do Rio de Janeiro, unindo samba, música e alegria.
O Bloco da Favorita, um dos maiores do dia, arrastou uma multidão de 50 mil pessoas pelo Centro do Rio, enquanto o tradicional Bloco Céu na Terra tomou as ladeiras de Santa Teresa. Em homenagem ao cantor Wilson Simonal, o Bloco Estratégia fez um cortejo animado no Largo São Francisco de Paula. Já o Bloco Pérola da Guanabara percorreu uma trajetória icônica da Praça XV até Paquetá, atraindo foliões apaixonados pela história do Rio e pela tradição dos blocos de rua.
No coração da Zona Portuária, a festa teve um tom de valorização da cultura afro-brasileira com os blocos Orunmilá e Afoxé Filhos de Gandhi, que saíram do Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira e seguiram até o Cais do Valongo, resgatando a memória histórica da cidade e promovendo um encontro de música e resistência.
Este foi apenas o começo da programação, que continua com mais de 470 apresentações até o dia 9 de março de 2025. Neste domingo (23), 35 blocos de rua estão previstos em várias regiões da cidade, mantendo a tradição e a magia do carnaval carioca. A Prefeitura do Rio de Janeiro também já anunciou que um total de 99 agremiações oficiais estarão nas ruas durante este fim de semana, oferecendo uma verdadeira maratona de festas e celebrações.
O pré-Carnaval de Rua carioca se firma como uma das maiores expressões culturais do país, reunindo milhares de pessoas que, além de se divertirem, fazem parte da história viva da cidade, transformando as ruas em um palco de celebrações da diversidade, música e cultura popular.
Agenda completa de blocos para domingo, 23 de fevereiro:
- Cordão do Boitatá
Data : 23/02
Horário : 07h
Endereço : Rua da Assembléia, 40A, Centro - Bailinho do Capitão Trombeta
Data : 23/02
Horário : 07h
Endereço : Praça Iaiá García, SN, Ribeira - Blocão de Copacabana
Data : 23/02
Horário : 08h
Endereço : Av. Atlântica, Copacabana - Suvaco de Cristo
Data : 23/02
Horário : 08h
Endereço : Rua Jardim Botânico, 594, Jardim Botânico - Fogo e Paixão
Data : 23/02
Horário : 08h
Endereço : Largo São Francisco de Paula, Centro - Escoteiros Na Folia
Data : 23/02
Horário : 09h
Endereço : Rua Oliveira, 3, Méier - Sementes do Samba
Data : 23/02
Horário : 09h
Endereço : Blvd. 28 de Setembro, 226, Vila Isabel - Pode Provar Que Não Tem Veneno
Data : 23/02
Horário : 09h
Endereço : Praça Augusto Rushi, Recreio dos Bandeirantes - Carnavalesco Banda do Arrxo
Data : 23/02
Horário : 09h
Endereço : Av. Atlântica, 1230, Copacabana - Gigantes da Lira
Data : 23/02
Horário : 09h
Endereço : Praça Jardim Laranjeiras, Laranjeiras
E muitos outros blocos que vão animar o domingo, celebrando o espírito de Carnaval de Rua com a energia que só o Rio de Janeiro pode oferecer.