google.com, pub-6509141204411517, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Bahia se consolida como destino de turismo de luxo na América Latina

Foto: Reprodução
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Participação na ILTM Latin America reforça potencial do estado com rede hoteleira sofisticada, experiências exclusivas e conectividade internacional

O estado da Bahia marcou presença de forma destacada na ILTM Latin America 2025, considerada a maior feira de turismo de luxo da América Latina. Realizado na última semana em São Paulo, o evento reuniu 470 expositores de 56 países e promoveu cerca de 24 mil reuniões de negócios previamente agendadas. A participação da Bahia foi articulada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que levou ao evento uma estratégia direcionada a ampliar sua presença no seleto e crescente mercado de viagens de alto padrão.

Com um aumento de 25% nas vendas do setor de turismo de luxo em 2024 — representando uma alta acumulada de 239% em comparação ao período pré-pandemia —, o Brasil se destaca como um mercado promissor para consumidores que buscam experiências exclusivas e personalizadas. Estima-se que os viajantes brasileiros desse perfil tenham uma renda mensal entre R$ 30 mil e R$ 50 mil, realizando até cinco viagens nacionais e três internacionais por ano.

Durante a feira, a Bahia apresentou suas principais credenciais para atrair esse público exigente: uma ampla e qualificada rede hoteleira que inclui marcas de renome internacional, como Fasano, Iberostar, Vila Galé, Grand Palladium e Accor. Além disso, foram destacados os cruzeiros marítimos com roteiros sofisticados, o potencial gastronômico reconhecido por premiações nacionais e internacionais, e a hospitalidade do receptivo turístico baiano.

Outro ponto alto da apresentação foi a conectividade aérea do estado, com voos diretos para diversas regiões do Brasil e destinos internacionais estratégicos, como Lisboa, Madri, Paris, Buenos Aires, Montevidéu e Santiago. A presença da Bahia no evento também ressaltou as zonas turísticas com alto apelo para o turismo de luxo, como a Costa do Descobrimento, a Chapada Diamantina, a Baía de Todos-os-Santos e o Litoral Norte.

De acordo com Pedro Gramacho, diretor de Promoção da Setur-BA, a presença da Bahia na ILTM é parte de uma estratégia contínua de posicionamento do estado no segmento de alto padrão. “A Bahia não poderia ficar de fora desse momento em que o turismo de luxo está em expansão, o que significa a injeção de mais recursos nos destinos, refletindo na abertura de novos postos de trabalho. Zonas turísticas baianas oferecem serviços e experiências que despertaram o interesse na feira”, afirmou.

O próximo passo dessa estratégia será a recepção, em junho, de operadores e agentes de viagens franceses especializados em turismo de luxo, que visitarão os destinos baianos para aprofundar o conhecimento sobre a infraestrutura e os atrativos locais.

Com esse movimento, a Bahia reafirma sua vocação para o turismo e busca consolidar sua posição como um dos principais destinos de luxo da América Latina.