Participação na ILTM Latin America reforça potencial do estado com rede hoteleira sofisticada, experiências exclusivas e conectividade internacional
O estado da Bahia marcou presença de forma destacada na ILTM Latin America 2025, considerada a maior feira de turismo de luxo da América Latina. Realizado na última semana em São Paulo, o evento reuniu 470 expositores de 56 países e promoveu cerca de 24 mil reuniões de negócios previamente agendadas. A participação da Bahia foi articulada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que levou ao evento uma estratégia direcionada a ampliar sua presença no seleto e crescente mercado de viagens de alto padrão.
Com um aumento de 25% nas vendas do setor de turismo de luxo em 2024 — representando uma alta acumulada de 239% em comparação ao período pré-pandemia —, o Brasil se destaca como um mercado promissor para consumidores que buscam experiências exclusivas e personalizadas. Estima-se que os viajantes brasileiros desse perfil tenham uma renda mensal entre R$ 30 mil e R$ 50 mil, realizando até cinco viagens nacionais e três internacionais por ano.
Durante a feira, a Bahia apresentou suas principais credenciais para atrair esse público exigente: uma ampla e qualificada rede hoteleira que inclui marcas de renome internacional, como Fasano, Iberostar, Vila Galé, Grand Palladium e Accor. Além disso, foram destacados os cruzeiros marítimos com roteiros sofisticados, o potencial gastronômico reconhecido por premiações nacionais e internacionais, e a hospitalidade do receptivo turístico baiano.
Outro ponto alto da apresentação foi a conectividade aérea do estado, com voos diretos para diversas regiões do Brasil e destinos internacionais estratégicos, como Lisboa, Madri, Paris, Buenos Aires, Montevidéu e Santiago. A presença da Bahia no evento também ressaltou as zonas turísticas com alto apelo para o turismo de luxo, como a Costa do Descobrimento, a Chapada Diamantina, a Baía de Todos-os-Santos e o Litoral Norte.
De acordo com Pedro Gramacho, diretor de Promoção da Setur-BA, a presença da Bahia na ILTM é parte de uma estratégia contínua de posicionamento do estado no segmento de alto padrão. “A Bahia não poderia ficar de fora desse momento em que o turismo de luxo está em expansão, o que significa a injeção de mais recursos nos destinos, refletindo na abertura de novos postos de trabalho. Zonas turísticas baianas oferecem serviços e experiências que despertaram o interesse na feira”, afirmou.
O próximo passo dessa estratégia será a recepção, em junho, de operadores e agentes de viagens franceses especializados em turismo de luxo, que visitarão os destinos baianos para aprofundar o conhecimento sobre a infraestrutura e os atrativos locais.
Com esse movimento, a Bahia reafirma sua vocação para o turismo e busca consolidar sua posição como um dos principais destinos de luxo da América Latina.