Na tarde desta quarta-feira de cinzas, 5 de março de 2025, foi marcada pela apuração das notas das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. O evento ocorreu na Cidade do Samba, reunindo dirigentes, componentes e amantes do carnaval, todos ansiosos pelo resultado que definiria a campeã deste ano.
Desfiles Marcantes no Sambódromo
Entre os dias 2 e 4 de março, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí foi palco de desfiles memoráveis. A novidade deste ano foi a expansão das apresentações para três noites, permitindo que 12 escolas mostrassem todo o seu brilho e criatividade. A Unidos de Padre Miguel, promovida da Série Ouro, teve a honra de abrir os desfiles no domingo, enquanto a tradicional Portela encerrou as apresentações na terça-feira.
Ordem dos Desfiles:
- Domingo (02/03/2025):
- Unidos de Padre Miguel
- Imperatriz Leopoldinense
- Unidos do Viradouro
- Estação Primeira de Mangueira
- Segunda-feira (03/03/2025):
- Unidos da Tijuca
- Beija-Flor de Nilópolis
- Acadêmicos do Salgueiro
- Unidos de Vila Isabel
- Terça-feira (04/03/2025):
- Mocidade Independente de Padre Miguel
- Paraíso do Tuiuti
- Acadêmicos do Grande Rio
- Portela
Critérios de Avaliação e Julgamento
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) implementou mudanças significativas nos critérios de avaliação deste ano. A cabine dupla foi extinta, e um simpósio realizado em setembro definindo os novos períodos de julgamento. Os quesitos avaliados foram: Alegorias e Adereços, Bateria, Evolução, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Comissão de Frente, Enredo, Harmonia, Samba-Enredo e Fantasias.
Expectativa pelo Resultado Final
Com desfiles de alto nível técnico e artístico, a expectativa pelo anúncio da campeã é grande. Escolas como Beija-Flor de Nilópolis, Estação Primeira de Mangueira e Acadêmicos do Salgueiro são apontadas como fortes candidatas ao título. A leitura das notas, quesito por quesito, promete momentos de tensão e emoção para todos os envolvidos.