Ativistas da PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), uma organização não governamental dedicada aos direitos dos animais, utilizaram o ChatGPT para reescrever o livro do Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, da Torá e que possui personagens sagrados para o Islã. O objetivo do grupo foi recriar a história a partir de uma perspectiva vegana. De acordo com a PETA, reescrever algo tão sagrado para os cristãos tem o propósito de “transmitir uma mensagem sobre os direitos dos animais que não pode ser ignorada, repleto de ensinamentos veganos”.
Ingrid Newkirk, presidente da PETA, afirmou em comunicado: “A Bíblia tem sido usada por muito tempo para justificar diversas formas de opressão, então utilizamos o ChatGPT para deixar claro que um Deus amoroso jamais apoiaria a exploração ou a crueldade contra os animais”.
O livro do Gênesis é parte dos textos sagrados tanto para os cristãos quanto para os judeus, respectivamente a Bíblia e a Torá. A peça reconta vários episódios, incluindo a criação do mundo, a expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden, a história de Noé e o dilúvio que assolou a Terra, e a chegada ao Egito. Além disso, personagens sagrados para os islâmicos, como Abraão, também são mencionados nesse livro. Os eventos do Gênesis foram adaptados na novela de televisão “Gênesis”, transmitida pela TV Record em 2021.
“Deus levou apenas seis dias para criar o mundo inteiro, mas percebemos que levaria anos para reescrever toda a Bíblia, e é por isso que começamos apenas com o primeiro livro”.
As diferenças incluem o uso da palavra “seres” em vez de “criaturas”, “feras” ou “bestas-feras” para se referir aos animais. No capítulo 3, versículo 21 do Gênesis, que menciona que “o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu”, a versão reescrita substitui o uso de peles de animais por roupas feitas de cânhamo ou bambu.
No capítulo 22, Abraão viaja para Moriá, onde Deus ordena que ele sacrifique seu próprio filho. Abraão obedece, mas no último momento um anjo intervém. Na versão reescrita, Abraão “faz amizade com um cordeiro gentil para mostrar sua reverência e respeito pela criação de Deus”, ao invés de sacrificar um cordeiro ou carneiro como prova de sua fé.
A pedido da PETA, o ChatGPT inventou o cachorro Herbie, adotado por Abraão e Sara logo após o nascimento de seu filho Isaque, quando Abraão tinha 100 anos e Sara 90 anos. Durante seus passeios com Herbie, Abraão e Sara refletem sobre a importância de adotar cães de abrigos e organizações de resgate, em vez de comprá-los de criadores.
Fotos: Getty Images/iStockphoto