Os clubes Bahia e Vitória, representantes baianos na elite do futebol nacional, divulgaram uma nota conjunta na noite desta terça-feira (14), defendendo a paralisação temporária da Série A do Campeonato Brasileiro, em solidariedade à tragédia no Rio Grande do Sul.
A posição dos clubes surge após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) questionar os times das Séries A, B, C e D, além do futebol feminino, sobre a possibilidade de interrupção dos jogos devido às enchentes.
O comunicado conjunto dos clubes afirma: “Em solidariedade ao Rio Grande do Sul, o Esporte Clube Bahia SAF e o Esporte Clube Vitória defendem a paralisação temporária do Campeonato Brasileiro. Nesse período, seguiremos buscando soluções e ações para ajudar a população e os Clubes atingidos”.
Além disso, onze clubes da Liga Forte União já expressaram apoio à paralisação do Brasileirão. O grupo inclui Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude e Vasco.
Enquanto isso, os jogos dos times gaúchos, em todas as divisões e nas competições masculinas e femininas, foram adiados até o dia 27 de maio, coincidindo com a data da reunião na CBF. Enquanto aguardam por novos desdobramentos, Bahia e Vitória seguem com suas rotinas de jogos.