Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Bahia inicia emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) nesta terça-feira

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Documento unificado com o CPF substituirá o RG e terá emissão gratuita para a primeira via; Governador Jerônimo Rodrigues participa do lançamento.

A partir desta terça-feira (9), a Bahia começa a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substituirá o tradicional Registro Geral (RG). A emissão do novo documento será realizada nos postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping, com a primeira via sendo gratuita para todos os cidadãos.

Os interessados poderão solicitar a CIN através do site ou aplicativo ba.gov.br. O novo documento será emitido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) por meio do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM). A grande novidade é que a CIN terá um número unificado com o Cadastro de Pessoa Física (CPF), tornando-o o único número válido para a identificação do cidadão nos bancos de dados dos serviços públicos em todo o território nacional.

A cerimônia de lançamento oficial está marcada para as 8h30 no SAC do Terminal Pituaçu, e contará com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. A Bahia é um dos últimos estados a iniciar a emissão da CIN, junto com Roraima e Amapá. A previsão inicial era começar em 1º de junho, mas houve um atraso devido à integração do Sistema de geração do QR Code da nova Carteira, gerenciado pelo Ministério da Justiça.

No início do projeto, a emissão será restrita a dois postos na capital, com um público limitado, para que o DPT possa avaliar o fluxo de atendimento das novas carteiras. Até o começo de junho, 23 estados brasileiros e o Distrito Federal já haviam começado a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional, que substituirá os modelos atuais, válidos até 2032.

A implementação da CIN é um passo significativo para a unificação dos documentos de identificação no Brasil, simplificando a vida dos cidadãos e facilitando a gestão dos dados pelos serviços públicos.

Foto: Divulgação