Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Bahia oferece advogados a torcedoras negras comparadas a loiras do Grêmio

Foto: Reprodução
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O Bahia está oferecendo apoio jurídico a duas torcedoras que foram expostas de forma racista em uma publicação nas redes sociais. O post, feito por Christoph Schlafner, conhecido como “Chief”, no Twitter, mostra duas mulheres negras e nordestinas sendo reveladas a um grupo de torcedoras loiras do Grêmio.

A montagem, que já havia viralizado em 2017, voltou a causar revolta nas redes sociais. As torcedoras do Bahia, Edna Matos e sua filha Dandara, entraram em contato com o clube para registrar boletim de ocorrência e buscar indenização pelos danos causados. O Bahia, por sua vez, manifestou seu apoio e informou que o departamento jurídico estará à disposição deles.

A OAB da Bahia também se posicionou e emitiu uma nota de repúdio à postagem, destacando que possui comissões de Promoção da Igualdade Racial e de Proteção dos Direitos da Mulher. A entidade afirmou que a publicação possui teor machista, misógino e revela racismo velado e xenofobia. A OAB se coloca à disposição das torcedoras e acompanhará os acompanhamentos do caso.

Racismo e xenofobia são crimes inadmissíveis e devem ser coibidos e punidos. Vamos continuar lutando por um ambiente esportivo inclusivo e respeitoso para todos!

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia