Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Bahia registra menor taxa de jovens no Ensino Superior no país, revela pesquisa do IBGE

Crédito: Antônio Queirós/GOVBA
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Estado perdeu 34 mil estudantes entre 18 e 24 anos em apenas um ano, aponta levantamento

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) realizada pelo IBGE, a Bahia apresenta a menor taxa de jovens entre 18 e 24 anos cursando o Ensino Superior em todo o Brasil. Em 2023, a proporção de pessoas nessa faixa etária matriculadas no ensino superior ficou em 17,1%, uma queda em relação aos 15,0% registrados em 2022.

Essa estatística preocupante acompanha a perda de 34 mil estudantes na Bahia entre 2022 e 2023, levando o estado a registrar o menor percentual de alunos ativos nessa faixa etária desde que o PNADC começou a avaliar esse indicador, em 2016. Essa queda é observada pelo terceiro ano consecutivo.

Ainda de acordo com a pesquisa, dos 29,9% dos jovens baianos entre 18 e 24 anos que estavam estudando em 2023, aproximadamente 195 mil pessoas (42,8%) estavam atrasadas em etapas anteriores do ciclo escolar. Apenas cerca de 260 mil pessoas (57,2%) estavam regularizadas no Ensino Superior.

Além disso, os números indicam que a Bahia também apresenta a menor porcentagem de pessoas com 25 anos ou mais que possuem Ensino Superior no país, com apenas 11,9% nessa situação.

Enquanto isso, houve aumento na taxa de escolarização em outras faixas etárias no estado, especialmente entre as crianças de 0 a 3 anos, cuja frequência à creche ou pré-escola passou de 30,6% para 34,7%.

Embora o Brasil como um todo também tenha registrado uma pequena variação negativa na taxa de escolarização entre 2022 e 2023, a queda na Bahia foi mais acentuada. Isso reforça a importância de políticas educacionais que incentivem o acesso e a permanência dos jovens no Ensino Superior, visando ao desenvolvimento socioeconômico do estado.

Imagem: Divulgação