Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Barbie Indígena: Influenciadora Brasileira é Homenageada em Boneca Comemorativa

Foto: Dany Guimarães/ Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Primeira Barbie indígena brasileira celebra 65 anos da boneca e Dia da Mulher

A Mattel, empresa fabricante da boneca Barbie, lançou uma edição especial da boneca em homenagem à influenciadora indígena brasileira Maira Gomez, do povo Tatuyo. A iniciativa celebra o Dia Internacional da Mulher e os 65 anos da boneca mais famosa do mundo, além de promover a representatividade indígena na Amazônia.

A boneca faz parte da série “One of a Kind” (Exemplar Único), que destaca mulheres inspiradoras de diferentes áreas. Maira foi escolhida por seu trabalho como influenciadora digital, onde usa suas plataformas para mostrar a cultura e o cotidiano do povo Tatuyo, além de defender os direitos indígenas.

A Barbie inspirada em Maira tem pinturas corporais tradicionais do povo Tatuyo, além de usar roupas típicas da região amazônica. A influenciadora se emocionou com a homenagem: “Jamais sonhei que um dia haveria uma boneca comemorativa inspirada em mim. Isso é enorme para a representatividade dos indígenas na Amazônia brasileira”, disse ela ao jornal O Globo.

Maira relata que, quando criança, brincava com bonecas feitas de materiais naturais coletados da floresta, como sementes e madeira. “Não tínhamos condições financeiras para comprar bonecas na loja, mas nossos pais se esforçavam para nos proporcionar uma infância feliz”, conta.

A nova Barbie representa um marco importante na luta pela representatividade indígena. Para Maira, a boneca é uma oportunidade de contar a história de seu povo e de dar visibilidade à cultura e aos desafios dos indígenas da Amazônia.

“Vários povos originários hoje buscam contar suas histórias através de novos meios. Com a Barbie, estamos agora, os indígenas da Amazônia, fazendo isso também. É uma visibilidade para a Amazônia, para o estado do Amazonas”, afirma Maira.

A influenciadora espera que a boneca inspire outras meninas indígenas e contribua para a luta por seus direitos. “A Barbie me ajuda a reafirmar que nossa luta é constante, e que precisamos seguir adiante. No nosso caso, mostrando nossa cultura, nossa história, para que mais pessoas nos entendam, nos respeitem e valorizem ainda mais”, disse ela.

Maira usa suas redes sociais, principalmente o TikTok, onde tem mais de 6 milhões de seguidores, para mostrar o cotidiano do povo Tatuyo. “Nas redes sociais, eu e outros indígenas estamos interessados em mostrar nosso cotidiano, contar nossa história, como a gente vive hoje em dia e as maneiras pelas quais a modernidade tem nos transformado”, explica.

Outras Homenageadas

Além de Maira Gomez, a série “One of a Kind” homenageia outras sete mulheres inspiradoras:

  • Viola Davis (atriz)
  • Helen Mirren (atriz)
  • Kylie Minogue (cantora)
  • Shania Twain (cantora)
  • Lila Avilés (diretora e roteirista)
  • Nicole Fujita (modelo)
  • Enissa Amani (comediante)

As bonecas foram lançadas na sede da Mattel, em El Segundo, na Califórnia, Estados Unidos.

Um Presente para a Representatividade

A Barbie indígena brasileira é um presente para a representatividade e um símbolo da luta por um mundo mais justo e inclusivo. A boneca é um passo importante na luta contra o estereótipo da Barbie como uma figura branca, loira e magra, e representa a diversidade cultural e étnica do Brasil.

A iniciativa da Mattel é um exemplo de como as empresas podem usar sua influência para promover a representatividade e a inclusão. A Barbie indígena brasileira é um símbolo de esperança para as meninas indígenas de todo o país, e um sinal de que a luta por seus direitos está sendo vista e ouvida.

Foto: Dany Guimarães/ Divulgação

Últimas Notícias
Últimas Notícias