A 40ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que aconteceu entre os dias 1 e 10 de setembro de 2023, no Riocentro, na Barra da Tijuca, foi um sucesso de público e vendas. Mais de 600 mil pessoas passaram pelo evento, que contou com a presença de mais de 380 autores nacionais e internacionais.
As vendas de livros também superaram as expectativas, com um total de 5,5 milhões de exemplares comercializados. O número é 35% superior ao da última edição, realizada em 2019, quando foram vendidos 4 milhões de livros. A média de livros comprados por visitante também aumentou, passando de 6 para 9.
A diretora da GL events, Tatiana Zaccaro, responsável pela organização da feira, comemorou os resultados. “Esse é o Brasil que a gente quer”, disse ela. “Um país que ama livros e que valoriza a cultura.”
O presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros (Snel), Dante Cid, também destacou o sucesso da Bienal. “Todos os segmentos foram bem-sucedidos”, disse ele. “O evento cumpriu o papel de demonstrar a preciosidade que é o livro.”
Entre os destaques da feira, estiveram as presenças de autores como Julia Quinn, Cassandra Clare, Leandro Karnal, Djamila Ribeiro e Paulo Coelho. A programação também contou com palestras, workshops, oficinas e apresentações culturais.
A Bienal do Livro do Rio de Janeiro é o maior festival de literatura, cultura e entretenimento do Brasil. O evento é realizado a cada dois anos e atrai visitantes de todo o país.
Foto: Reprodução