A empresária e apresentadora Sabrina Sato, sócia da marca Splash Bebidas Urbanas desde março, inova no mercado do café para viagem. A rede, liderada pelos empreendedores Brunna Farizel e Lucas Moreira, lança uma franquia mais acessível, especialmente voltada para grandes centros urbanos. A PEGN traz com exclusividade os detalhes.
As novas lojas terão aproximadamente quatro metros quadrados e serão instaladas em outros estabelecimentos e em áreas de alta movimentação. Uma unidade piloto foi testada em um espaço corporativo em São Paulo.
A expectativa é que a Splash Bebidas Urbanas alcance uma receita de R$ 20 milhões em 2023, com 60 lojas operando e cerca de 120 em negociação. Com a nova franquia, que tem custos inferiores à metade das lojas tradicionais, a projeção é de um aumento de 230% na receita em 2024, atingindo 200 unidades. Em até seis anos, o objetivo é chegar a 3 mil lojas.
O investimento inicial para abrir uma Splash To Go é de até R$ 90 mil, configurando-a como uma microfranquia, com investimento inicial de até R$ 135 mil. A marca também oferece o modelo Express, com um aporte médio de R$ 130 mil e algumas mesas para atendimento no local, e a loja tradicional, com custo a partir de R$ 250 mil.
Segundo Lucas Moreira, cofundador da rede, o desenvolvimento desse projeto foi motivado pela demanda de empreendedores interessados na marca. “70% dos nossos leads têm potencial de investimento abaixo de R$ 100 mil. Enxugamos processos da operação e maquinário para atender um leque de investidores muito maior”, afirma. As novas lojas contarão com cerca de três funcionários, quase metade do necessário para uma unidade tradicional.
Redes de cafeterias to go têm crescido no sistema de franquias nos últimos anos. Empresas como a Mais1. Café e The Coffee escalaram o ranking das maiores redes do país e já avançam na internacionalização. Até a veterana Havanna seguiu um caminho semelhante ao da Splash, investindo no modelo de loja compacta focada em café para viagem.
Lucas Moreira acredita que o modelo to go poderá representar até 40% das inaugurações futuras da marca, principalmente em 2025, quando o formato estiver mais disseminado. A oportunidade que ele enxerga é expandir a presença em grandes cidades, onde o custo por metro quadrado é mais elevado.
Desde que Sabrina Sato entrou no negócio, a rede ganhou impulso na captação de clientes e até de franqueados, de acordo com Moreira. “É uma chancela. Sentimos essa diferença todos os dias, em todos os contatos. No primeiro contato, as pessoas geralmente já comentam antes de falarmos qualquer coisa sobre a marca. É um diferencial poder colocar um outdoor com a imagem dela em uma cidade menor, por exemplo.”
Além da imagem, Sato tem contribuído com inovações e parcerias, graças ao apoio de seu grupo familiar na administração dos negócios. “Agrega não só na imagem, mas aos negócios também. Isso nos abre muitas portas”, diz Moreira.
Sabrina Sato tem um histórico sólido no mercado de franquias, sendo sócia de diversas redes no setor, como Odonto Special, Bom Beef, Rede Elétrica Solar, Academia da Face e Peixe ao Cubo.
Lucas Moreira, sócio-fundador da Splash Bebidas Urbanas — Foto: Nanda Ferreira
Nova loja da Splash Bebidas Urbanas pode funcionar em espaços de quatro metros quadrados — Foto: Nanda Ferreira
Brunna Farizel, Sabrina Sato e Lucas Moreira, sócios da Splash Bebidas Urbanas — Foto: Divulgação