Um dos itens mais preciosos associados ao legado de Ayrton Senna, o lendário piloto brasileiro da Fórmula 1, está agora disponível para compra. O Honda NSX de 1991, que já pertenceu ao tricampeão da Fórmula 1, está sendo oferecido por 500 mil libras esterlinas, o equivalente a R$ 3,1 milhões.
O modelo impressiona com seu motor V6 de 273 cavalos de potência, capaz de atingir 100km/h em 5,8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 265 km/h, tendo percorrido 62 mil quilômetros até o momento.
Presente da Montadora
O carro foi presenteado a Senna pela montadora Honda durante o período em que residia em Algarve, Portugal. A relação de Senna com a Honda era próxima, especialmente porque a montadora fornecia motores para a equipe McLaren, com a qual Senna corria na Fórmula 1. Senna inclusive auxiliou no desenvolvimento e testou o modelo no Circuito de Suzuka, no Japão, nos anos 1990. O modelo que Senna ganhou da Honda era outro NSX, na cor preta, que permanece no Brasil.
Primeira Venda
Inicialmente vendido em 2013, o veículo agora está disponível para um novo proprietário. Na primeira venda, o NSX de Ayrton Senna foi adquirido por 110 mil libras esterlinas, cerca de R$ 701 mil na cotação atual. Após a morte de Senna, ocorrida durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994 em Imola, o carro foi comprado por uma concessionária da Honda em Portugal. Posteriormente, foi vendido a um britânico, que agora o coloca à venda.
Exibição na Exposição Senna
O carro será apresentado na Exposição Senna no Circuito de Silverstone, na Inglaterra, a pista-sede do Grande Prêmio da Fórmula 1. A exposição será uma homenagem aos 30 anos do falecimento de Ayrton Senna, e acontecerá entre os dias 23 e 25 de agosto.
Foto: Reprodução/Norio Koike