Pesquisadores identificam que temperaturas acima de 32ºC impactam significativamente a eficiência das baterias dos veículos elétricos.
Um estudo conduzido pela Recurrent Auto revelou que, assim como no frio, os carros elétricos também enfrentam perdas de alcance em temperaturas elevadas. Tradicionalmente, é sabido que as baixas temperaturas comprometem a eficiência das baterias devido ao impacto nas reações químicas de armazenamento de energia. Contudo, a pesquisa aponta que temperaturas acima de 32ºC também reduzem consideravelmente a autonomia desses veículos.
A análise baseou-se em dados de 7.500 carros elétricos nos Estados Unidos, demonstrando que até 32ºC, as baterias perdem entre 2% e 5% do seu alcance máximo. No intervalo de 35ºC a 38ºC, essa perda pode chegar a 15% a 31%, principalmente porque os veículos precisam de mais energia para resfriar as baterias e a cabine.
Impacto do Calor na Eficiência das Baterias
A redução de eficiência devido ao calor, embora menor que no frio, é significativa o suficiente para ser notada pelos motoristas. A explicação para essa perda é direta: enquanto um carro precisa aquecer o interior em 20ºC para manter a temperatura confortável em 0ºC, em 35ºC, ele precisa apenas resfriar o ambiente em 15ºC. Isso mostra como o sistema de climatização demanda menos energia para resfriar a cabine em condições de calor extremo, mas ainda assim consome energia adicional.
Variações entre Modelos
Os efeitos do calor variam entre diferentes modelos. Os Ford F-150 Lightning e Mustang Mach-E perdem cerca de 1% do alcance máximo em 32ºC, segundo o estudo. Em contraste, o Nissan Leaf perde 22% nas mesmas condições. Uma exceção notável são os modelos Tesla (Model 3, Y, S e X), que, apesar de não atingirem o alcance prometido, não são significativamente afetados por temperaturas elevadas devido ao sistema de controle climático avançado da Tesla, que inclui uma bomba de calor e proteção contra superaquecimento da cabine.
Estratégias para Minimizar a Perda de Alcance
Para mitigar a perda de alcance em dias extremamente quentes, a Recurrent Auto sugere a mesma estratégia utilizada em dias frios: resfriar a cabine enquanto o carro ainda está conectado ao carregador. Isso garante que a energia utilizada pelo ar-condicionado venha da rede elétrica, preservando a carga da bateria. Em dias de calor intenso, o ar-condicionado consome entre 1 kW e 1,5 kW para manter a temperatura, mas pode exigir até 6 kW para alcançar a temperatura ideal, o que sobrecarrega a bateria já comprometida pelo consumo dos motores.
Dicas Práticas
Além de usar o ar-condicionado enquanto o veículo está carregando, o estudo recomenda procurar sombra ou locais cobertos em dias quentes. Não deixar o carro no sol com a bateria baixa é crucial, pois o sistema de arrefecimento pode gastar energia excessiva para manter a temperatura da bateria, impactando o funcionamento dos motores e outros sistemas do carro.
Estas descobertas são essenciais para proprietários de veículos elétricos, especialmente em regiões de clima quente, onde a eficiência e a longevidade das baterias podem ser diretamente afetadas pelas condições ambientais extremas.