Objetivo Ambicioso da Próxima Sede Olímpica é Realizar os Jogos Mais Sustentáveis da História
Com o encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris no último domingo (11), Los Angeles, a próxima sede olímpica, enfrenta o desafio crescente de cumprir sua promessa de uma Olimpíada “livre de carros” em 2028. Conhecida por sua forte cultura automobilística e trânsito intenso, a cidade californiana está empenhada em transformar o evento em uma vitrine de sustentabilidade e inovação no transporte público.
De acordo com o The New York Times, Los Angeles aposta na expansão e melhoria de seu transporte público para reduzir drasticamente o uso de carros. A estratégia inclui a ampliação das linhas de metrô, o aumento da frota de ônibus e a criação de corredores dedicados ao transporte coletivo. O objetivo é acomodar o grande número de atletas e visitantes esperados durante o evento, mudando a realidade de uma cidade onde o trânsito é uma constante.
Desafios Impostos pela Pandemia
A pandemia de Covid-19 trouxe desafios adicionais ao plano de transporte de Los Angeles. O uso do transporte público municipal caiu drasticamente, com o sistema de metrô operando atualmente a cerca de 85% da capacidade pré-pandêmica. Além disso, o aumento da população de rua transformou alguns trens e ônibus em abrigos improvisados, complicando ainda mais a situação.
Em 2023, o motorista médio em Los Angeles perdeu 89 horas em engarrafamentos, um dos números mais altos dos Estados Unidos. Dado o tráfego intenso em dias de eventos nos principais locais que sediarão as competições olímpicas, a situação é preocupante.
Planos e Expectativas
Os líderes de Los Angeles veem a Olimpíada como uma oportunidade de demonstrar o potencial de um sistema de transporte público eficiente. O plano do sistema Metro é abrangente, com projetos de longo prazo e soluções imediatas. Entre as iniciativas estão a inauguração de uma nova linha de trem que atravessa o sul da cidade e a extensão da linha de metrô que ligará o centro ao campus da Universidade da Califórnia (UCLA), onde estará localizada a vila olímpica. Este trajeto, atualmente de 2 horas, pode ser reduzido para 30 minutos com o novo metrô.
No entanto, apenas cinco dos projetos propostos foram concluídos até agora. A construção de uma faixa exclusiva para ônibus na Avenida Vermont, um importante corredor norte-sul, ainda não começou, aumentando a pressão sobre os organizadores. Especialistas expressam ceticismo sobre a conclusão de todos os projetos a tempo, mas medidas temporárias, como mudanças nos horários de entrega e incentivos ao trabalho remoto, estão previstas para aliviar o congestionamento durante os Jogos.
A prefeita Karen Bass, que recebeu a bandeira olímpica durante a cerimônia de encerramento em Paris, ressaltou que Los Angeles terá pelo menos duas oportunidades de ensaio antes dos Jogos: as partidas da Copa do Mundo em 2026 e o Super Bowl em 2027.
Foto: Kirby Lee/USA TODAY Sports