Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Desmaio de Alane no BBB 24: Entenda a síndrome vasovagal

Foto: Reprodução/ TV Globo
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Excesso de esforço, nervosismo e ansiedade podem desencadear episódios como o vivido pela participante no reality

No último sábado (13), durante uma conversa com Nizam no Big Brother Brasil 2024, a participante Alane desmaiou, gerando preocupação e questionamentos sobre o ocorrido.

A médica clínica geral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Sara Mohrbacher, explicou que o desmaio de Alane foi provocado pela síndrome vasovagal. Essa condição pode ser desencadeada por situações específicas, como excesso de esforço, stress, nervosismo e ansiedade intensa.

A síncope, uma perda transitória de consciência, ocorre devido à diminuição do fluxo de sangue para o cérebro. Embora não seja considerada uma condição grave, pode afetar qualquer pessoa. As primeiras medidas a serem tomadas incluem deitar a pessoa em posição horizontal e elevar as pernas para restabelecer o fluxo sanguíneo.

Mohrbacher destaca a importância de levar a pessoa para um ambiente mais fresco, especialmente se estiver em locais abafados ou aglomerados. No entanto, a médica alerta que outros fatores, como arritmias, epilepsia, embolia pulmonar ou hipoglicemia, podem levar a desmaios mais graves, exigindo avaliação médica.

“Todo desmaio precisa ser avaliado por um médico. Existem situações benignas, como pacientes jovens que desmaiam em locais muito abafados após muito tempo de pé. Agora, existem desmaios causados por situações graves, como arritmias que podem até causar a morte, ou causas neurológicas”, ressaltou a médica. “Em geral, todo mundo deve passar por um médico após sofrer um desmaio, principalmente pessoas com doenças e pessoas mais idosas.”

Foto: Reprodução

Fonte: CNN Brasil

Últimas Notícias
Últimas Notícias