O aclamado documentário “Elis & Tom – Só Tinha de Ser Com Você”, dirigido por Roberto de Oliveira, está na corrida por uma indicação ao Oscar 2024 na categoria de Melhor Documentário. A produção do filme anunciou oficialmente sua inscrição no mais prestigiado prêmio do mundo cinematográfico.
O filme recria o encontro paralelo entre Elis Regina e Tom Jobim em um estúdio de gravação em Los Angeles, EUA, em 1974, capturando a essência do álbum que se tornou um clássico da música popular brasileira.
Além das imagens de arquivo, a produção conta com depoimentos de figuras influentes no mundo da música e relacionadas aos protagonistas, incluindo Wayne Shorter, André Midani, Roberto Menescal, João Marcello Bôscoli e Beth Jobim.
Na sua terceira semana de cartaz, “Elis & Tom – Só Tinha de Ser Com Você” já cativou 40 mil espectadores em todo o Brasil. Anteriormente, o filme foi destaque em festivais renomados, como Cannes, e teve sua estreia em Los Angeles, onde foi adquirido pela distribuidora norte-americana Outsider Films. No Brasil, a distribuição é da O2 Play.
Em uma entrevista ao Estadão, o diretor Roberto de Oliveira concordou que o material original, registrado por ele em 1974, será a base de uma exposição prevista para 2024, quando o álbum completará meio século. Além disso, está programado o lançamento de quatro faixas ao vivo, gravadas durante a marcante apresentação de Elis e Tom no Brasil em 1974.

Foto: Divulgação/O2 Pla / Estadão