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Empreendedorismo feminino ganha espaço no calendário nacional

Foto: Reprodução
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Campanhas vão destacar importância do setor para a economia e a sociedade

A partir deste ano, o mês de novembro terá no calendário oficial a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino. Criada pela Lei 14.667, a data deverá ser marcada por campanhas de esclarecimento sobre a importância do segmento para o país.

O objetivo é conscientizar a população brasileira sobre os desafios enfrentados por mulheres que lideram empreendimentos, geram empregos, promovem desenvolvimento econômico e transformação social.

De acordo com estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), no 3º trimestre de 2022 o Brasil alcançou o número inédito de 10,3 milhões de mulheres donas de negócios. Nesse universo, o número de mulheres empregadoras cresceu 30% entre 2021 e o ano passado, somando 1,3 milhão de mulheres que geram postos de trabalho.

A Organização das Nações Unidas (ONU) também reconhece o potencial do empreendedorismo feminino. Em 2014, a entidade criou o Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro. Mais de 150 países aderiram à data, que está alinhada ao quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que busca alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas no mundo.

As campanhas da Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino serão realizadas por órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil. O objetivo é promover a visibilidade das mulheres empreendedoras e incentivar o surgimento de novos negócios liderados por elas.

As ações devem abordar temas como acesso a crédito, capacitação profissional, legislação e representatividade feminina no mercado.

A Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino é uma importante iniciativa para promover a equidade de gênero e o desenvolvimento econômico do país. Ao destacar a importância do empreendedorismo feminino, as campanhas da semana devem contribuir para aumentar a participação das mulheres nos negócios e na sociedade.

Crédito: Dênio Simões/ Agência Brasília

Fonte: Agência Brasil