Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Exposição imersiva celebra legado de Ziraldo e leva visitantes a um mergulho no Mundo Zira

Foto: Mundo Zira/Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

CCBB-RJ recebe mostra interativa que convida o público a explorar o universo atemporal dos personagens do renomado quadrinista e escritor brasileiro.

O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ) prepara-se para receber uma experiência única e envolvente a partir do próximo dia 6 de março: a exposição sensorial “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”. Um convite para todas as idades explorarem o vasto universo dos personagens icônicos criados pelo renomado quadrinista e escritor brasileiro, Ziraldo. A mostra, que celebra o legado do artista que completou 91 anos em 2023, estará em cartaz até 13 de maio e promete encantar e emocionar os visitantes.

A estreia da exposição ocorreu em 2022, em Brasília, onde foi testemunhada por um público de 65 mil pessoas. Agora, é a vez do público carioca mergulhar nesse universo encantado. Os ingressos serão gratuitos e estarão disponíveis para retirada a partir do dia 28 de fevereiro, exclusivamente pelo site do CCBB RJ. A mostra estará aberta todos os dias, com exceção das terças-feiras, das 9h às 20h.

Ziraldo, conhecido por suas contribuições significativas para a literatura infantil e o mundo dos quadrinhos, deixou um legado inestimável após sua última produção em setembro de 2018, quando um AVC o impediu de continuar sua jornada criativa. Seu estúdio, localizado no bairro da Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro, está sendo transformado no Instituto Ziraldo, preservando assim seu espaço de trabalho por mais de sete décadas.

As obras imortais de Ziraldo, que cativaram gerações com títulos como “Flicts”, “Menino Maluquinho”, “Turma do Pererê” e “Menino Quadradinho”, entre outros, tomarão vida no saguão e no quarto andar do CCBB RJ, sob a direção artística de Adriana Lins e curadoria de Daniela Thomas, respectivamente sobrinha e filha do artista. A exposição é uma realização da Lumen Produções e do Instituto Ziraldo, com patrocínio da PRIO e do Ministério da Cultura.

“A exposição é uma celebração do legado de Ziraldo, cujos personagens atemporais continuam a encantar crianças, jovens e adultos”, destaca Adriana Lins. “É um convite para mergulhar na imaginação fértil deste grande mestre da arte brasileira”.

A interatividade é o ponto central da exposição, que combina tecnologia com a arte tradicional, oferecendo aos visitantes uma nova perspectiva das obras icônicas do artista. “Mundo Zira – Ziraldo Interativo” transcende as páginas dos livros, permitindo que os personagens ganhem vida nas mãos dos visitantes, conforme explica Daniela Thomas, curadora artística do Instituto Ziraldo.

Ao adentrar o saguão do CCBB RJ, os visitantes serão recebidos por balões gigantescos, representando as cores vibrantes de “Flicts” e os amigos do “Menino Maluquinho”, convidando todos a explorar e se aventurar no Mundo Zira. “Estamos transportando os universos de Ziraldo para dentro do CCBB”, afirma Adriana. “Os visitantes serão imersos em um mundo de fantasia e criatividade, onde poderão interagir e se divertir”.

A exposição reserva ainda diversas surpresas, desde espaços dedicados aos personagens como o “Menino Quadradinho” e o “Planeta Lilás”, até uma sala temática da “Mata do Fundão”, que simboliza as florestas brasileiras. Projeções e tecnologia se fundem para criar uma experiência única, convidando os visitantes a explorar, aprender e se emocionar.

Para Adriana Lins, “Mundo Zira – Ziraldo Interativo” é mais do que uma exposição, é uma celebração da arte e da imaginação. “É uma experiência educativa, que estimula a criatividade e a reflexão, enquanto mantém viva a essência dos temas abordados por Ziraldo, que continuam a ser relevantes e urgentes nos dias de hoje”.

Não perca a oportunidade de mergulhar nesse mundo encantado e se tornar parte da história de Ziraldo. A exposição estará aberta a partir de 6 de março no CCBB RJ.

Foto: Mundo Zira/Divulgação

Últimas Notícias
Últimas Notícias