A renomada atriz Fernanda Montenegro manifestou sua emoção ao comemorar a indicação de sua filha, Fernanda Torres, ao Globo de Ouro 2025. Torres foi indicada à categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação em Ainda Estou Aqui , dirigido por Walter Salles. O longa também concorre na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, marcando mais um momento histórico para o cinema brasileiro.
Em uma declaração emocionante, Fernanda Montenegro lembrou o legado familiar no cinema, já que, há 25 anos, ela mesma concorreu ao Oscar e ao Globo de Ouro por sua atuação na Central do Brasil , também dirigida por Salles. “São 25 anos que separam esses dois momentos, mas é como se a emoção fosse a mesma”, disse a atriz, que destacou a força do cinema brasileiro em cenário internacional.
Ainda estou aqui é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e narra a história de Eunice Paiva, uma defensora e ativista dos direitos humanos durante a ditadura militar brasileira, interpretada por Fernanda Torres. O filme recebeu aclamação da crítica e tem sido apontado como um forte concorrente ao Oscar 2025. Para Walter Salles, o reconhecimento da obra é uma celebração do talento coletivo e da capacidade do cinema nacional de contar histórias impactantes.
Além disso, críticos internacionais elogiaram a atuação de Torres como “poderosa” e “profundamente tocante”, alimentando expectativas de que a atriz possa repetir o feito de sua mãe ao ser indicada ao Oscar, fato que colocaria mãe e filha como uma dupla histórica na premiação mais importante do cinema mundial