Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Fernando Scherer, o Xuxa, revela batalha contra depressão e alcoolismo após aposentadoria

Imagem: Sátiro Sodré/Divulgação CBDA
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Ex-nadador compartilha experiências pessoais e destaca importância da busca por autoconhecimento e tratamento profissional

O ex-nadador olímpico Fernando Scherer, conhecido como Xuxa, abriu o coração sobre os desafios enfrentados após sua aposentadoria das piscinas em 2007. Em entrevista ao portal ge, Xuxa revelou ter mergulhado em uma depressão e profundo enfrentado problemas com alcoolismo durante esse período.

“Hoje a depressão é clara para mim. É o estado da alma que está cansada de vestir uma máscara, uma farsa, de viver uma ilusão. A farsa era achar que eu era o Fernando nadador. O marco da depressão foi a hora que caiu a ficha que não ia mais poder nadar, ser amado, não ia ter mais reconhecimento, valor perante a sociedade, que eu não teria mais nada.

Após deixar as competições, Xuxa buscou refúgio no álcool. “Depois de parar de nadar entrei em um mergulho profundo na bebida, principalmente depois das cinco da tarde. Eu bebia todos os dias das cinco da tarde até umas duas ou três da manhã”, revelou.

Além do álcool, Scherer publicou outras formas de escapismo que foram atualizadas. “Álcool foi fuga, pornografia foi fuga, compra foi fuga, shopping foi fuga, comida foi fuga, doce foi fuga, energia foi fuga, sexo foi fuga, balada foi fuga. Deve ter mais coisas, a lista é maior”, relatou.

A motivação para buscar ajuda veio de sua filha, Isa Scherer. “Fui procurar por quem eu poderia dar minha vida de novo: minha filha. Vou sair dessa. Eu estava no Sul. Vim para São Paulo, peguei três psicólogos de linhas diferentes e um psiquiatra. Fui fazendo as coisas. Exercício físico, pegar sol, pisar na grama, entrar no mar, contato com a natureza… Eu estive em um apartamento de beira-mar nesses meses e não consigo entender”, porém todos o ex-nadador.

Atualmente, Scherer lida melhor com sua relação com a natação, embora não tenha retomado a prática. “Não nado mais, porque prefiro esportes mais divertidos, ainda tenho a memória de fazer bem feito, de saber nada, prefiro aprender coisas novas”, concluiu.