Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Filha de Bob Marley ajudou a resgatar seleção de futebol feminina da Jamaica

Foto: Joe Maher/Getty Images
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Cedella Marley, filha do icônico Bob Marley, sempre esteve envolvida com o futebol desde a infância. Inspirada pelo amor de seu pai pelo esporte, Cedella cresceu acompanhando suas partidas e as de seus irmãos Ziggy e Steve, que também eram apaixonados pelo futebol. Bob Marley costumava dizer que, se não fosse músico, teria sido jogador de futebol.

Em 2014, um acontecimento mudou o rumo de sua relação com o futebol. Seu filho trouxe um panfleto da escola que anunciava a necessidade de arrecadação de fundos para o ressurgimento do time de futebol feminino da Jamaica. Na época, a seleção feminina havia sido dissolvida em 2008 devido a problemas de financiamento.

Diante dessa situação, Cedella decidiu entrar em ação. Mobilizou sua família e, com a colaboração de seus irmãos Damien e Steve, gravou a música “Strike Hard” para arrecadar recursos. Com o sucesso da música e a ajuda da Bob Marley Foundation, eles conseguiram arrecadar US$ 300 mil no primeiro ano.

Esses recursos foram fundamentais para a revitalização do time feminino da Jamaica, que voltou a atuar em 2015. O empenho de Cedella continuou nos anos seguintes, e em 2019, a seleção feminina jamaicana conquistou um feito histórico ao se classificar para a Copa do Mundo Feminina, tornando-se o primeiro país caribenho a alcançar essa conquista.

Além de apoiar financeiramente o time, a presença de Cedella e sua iniciativa “Football is Freedom” (“Futebol é Liberdade”, em tradução livre) têm ajudado a mudar a atitude em relação ao futebol feminino na Jamaica. Anteriormente, as jogadoras enfrentavam um cenário de desvalorização, mas com a dedicação de Cedella e de outras pessoas comprometidas com a causa, o esporte ganhou destaque e respeito.

A iniciativa “Football is Freedom” foi lançada em 2021 com o objetivo de promover a prática do futebol feminino, oferecer mentoria e oportunidades de educação superior para as jovens atletas. Através dessa iniciativa, Cedella busca mudar a vida das meninas não apenas dentro de campo, mas também em suas comunidades e na sociedade como um todo.

Embora a jornada tenha enfrentado desafios, como problemas de infraestrutura e financiamento, Cedella e as Reggae Girlz, como é conhecida a seleção feminina da Jamaica, seguem empenhadas em levar o futebol feminino a novas conquistas. O talento natural e a dedicação das jogadoras jamaicanas têm mostrado que o esporte pode ser uma saída para muitas jovens que vivem em comunidades desfavorecidas.

A experiência acumulada pela seleção ao longo dos últimos anos, somada ao talento das atletas, gerou confiança na busca por uma melhor performance na próxima Copa do Mundo, que acontecerá na Austrália e Nova Zelândia. O objetivo é levar o time para além das oitavas de final, superando as dificuldades e construindo um futuro promissor para o futebol feminino no país.

Cedella Marley se mantém focada em seu trabalho com a iniciativa “Football is Freedom”, buscando parceiros e apoiadores que compartilhem da visão de mudança social através do esporte. Ela acredita que, juntos, é possível proporcionar oportunidades transformadoras para as jovens atletas da Jamaica e inspirar outras nações a seguirem o mesmo caminho.

Foto:  Instagram/Reprodução