Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Fim de era: Transferência bancária por DOC encerra após 40 anos

Imagem: Reprodução
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Com ascensão do Pix, modalidade de transferência se torna obsoleta; últimos agendamentos até 29 de fevereiro.

A partir das 22h desta segunda-feira (15), encerra-se uma era de quatro décadas, com o fim da transferência por Documento de Ordem de Crédito (DOC). Bancos deixarão de oferecer o serviço para transferências entre diferentes instituições financeiras, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Anunciado no ano passado, o término do DOC marca a transição para sistemas mais eficientes, especialmente com a popularização do Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central. O último agendamento para DOC será aceito até 29 de fevereiro, quando os bancos finalizarão os processamentos, encerrando definitivamente o sistema.

Junto com o DOC, a Transferência Especial de Crédito (TEC), utilizada por empresas para pagamento de benefícios a funcionários, também será descontinuada às 22h de hoje.

Nos últimos anos, DOC e TEC perderam espaço para o Pix, sistema gratuito para pessoas físicas, criado em 1985. O DOC permitia transferências até as 22h, com a conclusão no dia útil seguinte. Transações realizadas após esse horário levavam dois dias úteis para serem concluídas.

Estatísticas: Um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) baseado em dados do Banco Central revela que, no primeiro semestre de 2023, as transações por DOC somaram apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações, totalizando 18,3 milhões.

Comparativamente, o DOC ficou atrás de outras modalidades como cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boletos (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e Pix, a modalidade preferida, com 17,6 bilhões de operações.

A Transferência Eletrônica Disponível (TED), utilizada para transferência de grandes valores, permanece ativa. Criada em 2002, a TED possibilita envios entre instituições diferentes até as 17h dos dias úteis, com a transação levando até meia-hora para ser concluída.

Imagem: Reprodução

Últimas Notícias
Últimas Notícias