Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Frente fria atinge o Sul e Sudeste, mas não todo o Brasil

crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Uma frente fria deve atingir o Sul e Sudeste do Brasil nos próximos dias, provocando mudanças no tempo nas regiões. No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, há previsão de temporais, quedas de granizo e rajadas de vento.

A frente fria é causada pela formação de um ciclone extratropical, que deve se aproximar do litoral brasileiro na quarta-feira (28). O ciclone vai provocar a queda da temperatura, com máximas que podem ficar abaixo dos 20ºC em algumas cidades.

No Centro-Oeste, o tempo deve ficar estável no início da semana, com chances de chuvas isoladas. No fim de semana, as áreas de instabilidade devem favorecer a ocorrência de pancadas de chuva em grande parte da região.

No Norte, o Inmet prevê volumes de chuva maiores que 50 milímetros no noroeste do Amazonas e extremo oeste do Acre. Em grande parte do Pará, Amapá e Tocantins haverá predomínio de tempo seco e sem chuvas.

No Nordeste, são esperados tempo seco e sem chuvas, além de baixos valores de umidade relativa.

Previsão para outubro

Até o dia 10 de outubro, o Inmet projeta chances de chuvas em todas as regiões brasileiras. No Norte, estão previstos acumulados de chuva que podem ultrapassar 30 mm no noroeste do Amazonas e Acre. Nas demais áreas da região, podem ocorrer baixos volumes de chuva, inferiores a 20 mm, enquanto no Amapá e norte do Pará não há previsão de chuva.

Já nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, os acumulados de chuvas podem variar de 20 a 50 milímetros. No Sul, há previsão de acumulados maiores que 90 mm, especialmente, no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná.

Imagem: Reprodução