Movimento de Carnaval sem cordas atrai foliões de todas as idades e grupos culturais diversos para o Circuito Orlando Tapajós
O Fuzuê, tradicional evento pré-Carnaval de Salvador, abriu oficialmente as festividades de 2025 neste sábado (22), antecipando a magia da folia que chegará à cidade com o início oficial do Carnaval na próxima quinta-feira (27). O evento, realizado no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), reúne foliões de todas as idades e estilos, com destaque para a inclusão de crianças, idosos e grupos culturais diversos, que desfilam com muita alegria e música pelas ruas da capital baiana.
A abertura do desfile foi marcada pelo Grupo da Terceira Idade Eterna Juventude, que partiu do Morro do Gato rumo ao Farol da Barra. O grupo, composto principalmente por senhoras de idade avançada, emocionou o público ao apresentar marchinhas e músicas que resgatam os antigos Carnavais, promovendo um clima de nostalgia e alegria. Usando sombrinhas coloridas e muitos sorrisos, o grupo celebrou sua participação ativa no evento. “É a primeira vez que saímos e para nós é uma sensação muito boa estar abrindo o Fuzuê 2025. Estamos mostrando que a terceira idade está ativa no Carnaval de Salvador”, afirmou Jairo Gomes, vice-presidente do grupo.
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, destacou a importância do Fuzuê para o Carnaval de rua e para a preservação da festa, enfatizando a participação das crianças como uma forma de garantir a continuidade da tradição. “Hoje temos várias entidades culturais participando, muitas famílias e crianças fantasiadas. Com essa iniciativa, estamos formando a folião do futuro, garantindo a sustentabilidade da festa”, afirmou.
Além das apresentações de grupos culturais, o Fuzuê também contou com o desfile do Bike Fuzuê, evento que é um Carnaval à prática esportiva. Ciclistas fantasiados percorreram as ruas de Salvador, com direito a um concurso de fantasias que premiou o participante mais criativo com uma bicicleta aro 26. Liana Oliva, coordenadora do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), destacou o valor da bicicleta no evento, chamando atenção para a importância da sustentabilidade e mobilidade na cidade.
O Fuzuê contou com a participação de 44 grupos culturais, incluindo a Banda A Mulherada, Quadrilhas Juninas, Charanga Tamirzinho Kdis, Escola de Samba Filhos da Feira, e Afoxés como Ayralogum e Filhos De Korin Efan. No domingo (23), o Furdunço promete agitar ainda mais o circuito, trazendo 59 atrações para dar continuidade à maratona da folia soteropolitana.