Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Idoso de 75 anos se forma em zootecnia depois de cinco anos de estudos

Foto: Reprodução/ Priscila Anacleto (Uneal)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

José Soares Costa, um produtor rural de 75 anos, se formou em zootecnia na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) no dia 29 de agosto de 2023. A cerimônia de colação de grau foi realizada em Santana do Ipanema, onde fica a universidade.

José mora em Batalha, a 185 km de Maceió. Para estudar, ele fazia uma viagem de 100 km por dia, ida e volta. A jornada era longa e cansativa, mas José não desistiu do seu sonho de se formar.

“Eu nasci e cresci no campo, meu pai foi agricultor e foi agropecuarista. Trabalhei a vida toda na zona rural. Era um sonho da minha vida [me formar], que realizei agora”, disse José.

O produtor rural começou a estudar zootecnia em 2013, depois de se aposentar como vacinador animal da Secretaria de Agricultura de Alagoas. Em 2018, ele já havia concluído todas as disciplinas e começou a se dedicar ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O TCC de José tratou da melhoria da alimentação de vacas-leiteiras. Ele realizou pesquisas com fazendeiros da região e concluiu que a alimentação dos animais poderia ser melhorada com a inclusão de novos ingredientes.

O momento mais tenso da trajetória de José foi durante a pandemia de COVID-19. Com o TCC pronto em 2020, ele teve a oportunidade de se formar em uma cerimônia online. No entanto, José decidiu esperar para se formar presencialmente, com a presença de seus amigos e professores.

“Eu quis esperar para fazer presencial, com todo mundo junto”, disse.

Após cinco anos de estudos, José finalmente realizou o seu sonho de se formar em zootecnia. Ele se tornou um exemplo de perseverança e dedicação para todos que o conhecem.

Foto: Reprodução/Uneal.

Últimas Notícias
Últimas Notícias