José Soares Costa, um produtor rural de 75 anos, se formou em zootecnia na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) no dia 29 de agosto de 2023. A cerimônia de colação de grau foi realizada em Santana do Ipanema, onde fica a universidade.
José mora em Batalha, a 185 km de Maceió. Para estudar, ele fazia uma viagem de 100 km por dia, ida e volta. A jornada era longa e cansativa, mas José não desistiu do seu sonho de se formar.
“Eu nasci e cresci no campo, meu pai foi agricultor e foi agropecuarista. Trabalhei a vida toda na zona rural. Era um sonho da minha vida [me formar], que realizei agora”, disse José.
O produtor rural começou a estudar zootecnia em 2013, depois de se aposentar como vacinador animal da Secretaria de Agricultura de Alagoas. Em 2018, ele já havia concluído todas as disciplinas e começou a se dedicar ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O TCC de José tratou da melhoria da alimentação de vacas-leiteiras. Ele realizou pesquisas com fazendeiros da região e concluiu que a alimentação dos animais poderia ser melhorada com a inclusão de novos ingredientes.
O momento mais tenso da trajetória de José foi durante a pandemia de COVID-19. Com o TCC pronto em 2020, ele teve a oportunidade de se formar em uma cerimônia online. No entanto, José decidiu esperar para se formar presencialmente, com a presença de seus amigos e professores.
“Eu quis esperar para fazer presencial, com todo mundo junto”, disse.
Após cinco anos de estudos, José finalmente realizou o seu sonho de se formar em zootecnia. Ele se tornou um exemplo de perseverança e dedicação para todos que o conhecem.
Foto: Reprodução/Uneal.