Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Inep aciona Polícia Federal após suposto vazamento da prova de redação do Enem 2023

Imagem da prova do Enem 2023 que vazou nas redes sociais. Foto: Reprodução
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Imagem da prova começou a circular nas redes sociais durante a aplicação do exame

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tomou providências em relação à circulação de uma imagem da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 nas redes sociais e grupos do WhatsApp. No domingo (5), durante a aplicação do exame, o Governo acionou a Polícia Federal para investigar o ocorrido.

De acordo com a assessoria de imprensa do Inep, as supostas imagens obtiveram a circular após o início da aplicação do exame. A Polícia Federal está investigando o caso para tomar as medidas necessárias.

Uma imagem divulgada na internet mostra a página 19 do caderno de provas do tipo 3, branco. Nela, está presente o tema da redação: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Além disso, há instruções aos candidatos sobre a dissertação, como o número de linhas na folha, a utilização de caneta preta e o aviso de que há penalização com nota zero em caso de desvio do tema proposto. A imagem também exibe quatro textos de apoio relacionados ao tema.

Segundo as regras do Enem, conforme previsto no edital do Enem 2023, não é permitido o uso de dispositivos eletrônicos durante a prova, nem a publicação de fotos do exame durante sua aplicação. Os participantes que forem flagrados tirando fotos das provas irão cometendo uma infração e serão automaticamente desclassificados do Enem.

Os locais de prova do Enem foram descobertos às 13h de domingo. As provas aconteceram às 13h30. A partir das 15h30, os candidatos poderão sair das salas, mas sem levar o Caderno de Questões da prova, o que só é permitido nos últimos 30 minutos antes do término da prova, ou seja, a partir das 18h30. Portanto, de acordo com o edital, deixe a sala de prova em definitivo com o Cartão-Resposta, a folha de redação ou qualquer material de aplicação antes dos últimos 30 minutos do exame, com exceção do Caderno de Questões, é motivo para eliminação do candidato.

Foto: Caio Rocha/ ISHOOT/ Estadão Conteúdo

Últimas Notícias
Últimas Notícias