Lauro de Freitas, na Bahia, foi classificada entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil no setor de Meio Ambiente, segundo o Ranking Connected Smart Cities da consultoria Urban Systems. O município obteve a nota geral de 4,659, ocupando a posição 79ª do recorte.
O estudo avaliou 14 indicadores, sendo oito concebidos para o próprio eixo de meio ambiente, três para o eixo de energia e três para o eixo de mobilidade e acessibilidade.
Entre os indicadores avaliados, Lauro de Freitas se destacou em:
- Atendimento urbano de água: 97,5%
- Coleta e tratamento de esgoto: 80%
- Recuperação de materiais recicláveis: 22,5%
- Cobertura de coleta de resíduos sólidos: 90%
- Monitoramento de área de riscos: 100%
- Resíduos plásticos recuperados: 100%
- Potências outorgadas de energia UFV: 100%
- Potências outorgadas de energia eólica: 100%
O estudo priorizou indicadores de infraestrutura e acesso a serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e recuperação de resíduos sólidos.
Atualmente, Lauro de Freitas passa por obras do Sistema de Esgotamento Sanitário, que beneficiam inicialmente 80% da população. O município também conta com seis pluviômetros automáticos que auxiliam na prevenção de desastres meteorológicos, além de uma estação hidrológica que monitora o nível do Rio Ipitanga.
Para a prefeita Moema Gramacho, é uma honra o município aparecer mais uma vez no ranking. “Sempre pensamos em como fazer uma gestão mais sustentável e tecnológica. Estamos implantando energia solar nas escolas, temos IPTU verde, ônibus elétricos que contribuem para reduzir a emissão de CO2, entre outras ações”, disse.
Imagem :Wandaick Costa