Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Lula decreta luto oficial de três dias pelas vítimas de desastre aéreo em São Paulo

Foto: Wagner Meier/Getty Images
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Presidente manifesta solidariedade após queda de avião em Vinhedo, interior de São Paulo, com 61 pessoas a bordo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias em todo o país em memória das vítimas do trágico acidente aéreo ocorrido na tarde desta sexta-feira, 9 de agosto de 2024, na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo. A medida foi formalizada por meio de publicação no Diário Oficial da União, refletindo o pesar nacional pela tragédia.

De acordo com o decreto, “é declarado luto oficial em todo o país, pelo período de três dias, contados a partir da publicação deste decreto, em sinal de pesar pelas vítimas do desastre aéreo, voo 2283, rota Cascavel/Guarulhos, ocorrido no dia 9 de agosto de 2024”. Essa decisão reforça a comoção gerada pelo acidente, que vitimou todos os ocupantes da aeronave.

Mais cedo, ao ser informado sobre o desastre, o presidente Lula expressou sua solidariedade às vítimas e suas famílias durante um evento em Itajaí, Santa Catarina. Visivelmente consternado, o presidente interrompeu seu discurso para comunicar a trágica notícia e solicitar um minuto de silêncio em respeito às vidas perdidas. “Eu tenho que ser portador de uma notícia muito ruim e eu queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio, porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 57 passageiros e quatro tripulantes, e parece que todos morreram. Então, eu queria pedir um minuto de silêncio pelas vítimas”, declarou Lula, em um momento de grande emoção.

O acidente aconteceu por volta das 13h30, quando uma aeronave turboélice, modelo ATR, de fabricação francesa e operada pela companhia aérea Voepass, caiu na cidade de Vinhedo, localizada próxima a Campinas. O voo 2283, que partiu de Cascavel, no Paraná, tinha como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A Voepass confirmou, por meio de nota oficial, que a aeronave transportava 57 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 61 pessoas a bordo.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que se encontram no local para realizar a perícia e identificar as vítimas. A tragédia em Vinhedo marca um dos acidentes aéreos mais graves ocorridos no Brasil nos últimos anos, despertando uma onda de luto e comoção em todo o país.

Foto: SSP-SP