Filme brasileiro indicado ao Oscar tem exibição especial para o presidente e ministros antes da premiação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja da Silva, participaram na noite desta segunda-feira (24) de uma sessão privada do filme Ainda Estou Aqui , dirigido por Walter Salles. A exibição aconteceu na sala de cinema do Palácio da Alvorada, que conta com cerca de 30 lugares, e reuniu também ministros do governo.
A exibição ocorre poucos dias antes da cerimônia do Oscar 2025, que será realizada no próximo domingo (2), em Los Angeles. Ainda estou aqui é um dos grandes destaques brasileiros na estreia, concorrendo em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres no papel principal.
Filme brasileiro ganha força internacional
O longa, que se tornou a primeira produção original do Globoplay a receber reconhecimento internacional, tem chamado atenção por sua narrativa envolvente e por sua trilha sonora, que resgata clássicos da Música Popular Brasileira, incluindo canções de Roberto Carlos. Com grande liberdade da crítica, Ainda estou Aqui já foi exibido em diversos festivais internacionais, ampliando sua visibilidade na corrida pelo Oscar.
Apesar da sessão privada no Palácio da Alvorada, a equipe do filme não esteve presente, pois está em uma campanha intensa no exterior para promover o longo antes da estreia. A exibição contorno com uma cópia cedida pelos próprios realizados.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, que está de férias, foi representada pelo secretário-executivo Márcio Tavares dos Santos e pela secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga.
Lula e o cinema brasileiro
Esta não é a primeira vez que Lula promove exibições especiais de filmes nacionais no Palácio da Alvorada. Em 2023, o presidente especifica uma sessão para o filme Saudosa Maloca , de Pedro Serrano, que homenageia o icônico sambista Adoniran Barbosa. Na ocasião, a exibição contou com a presença da equipe da longa e da ministra Margareth Menezes.
A cerimônia do Oscar 2025 será transmitida ao vivo pela TV Globo e pelo Globoplay. A expectativa é que Ainda Estou Aqui possa fazer história e conquistar uma ou mais estatuetas para o Brasil.