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Marcas de Moda e Instituições Culturais: A Nova Fronteira das Colaborações Artísticas

Foto: Divulgação
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Parcerias inovadoras transformam o universo da moda em um palco para a arte contemporânea

Nos últimos anos, a interseção entre arte e moda tem se consolidado como um movimento cultural poderoso, que leva a experiência estética para além das galerias e dos museus. Essa tendência se reflete em parcerias entre marcas de moda e instituições culturais que transformam conceitos artísticos em peças de vestuário e acessórios. Com isso, o público tem a oportunidade de integrar elementos de arte contemporânea em seu dia a dia, celebrando a criatividade e a diversidade cultural de maneiras acessíveis e inspiradoras.

Colaborações Recentes que Estão Marcando o Cenário

1. MAM e Hang Loose: Mil Graus

Uma das mais notáveis parcerias foi entre o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e a marca Hang Loose, que juntos lançaram a coleção cápsula “Mil Graus”. Inspirada na 38ª edição do Panorama da Arte Brasileira, essa coleção traduz o conceito de “calor-limite” da exposição em uma série de camisetas, moletons e acessórios. Os itens apresentam estampas exclusivas com obras dos artistas Paulo Nimer Pjota e Maria Lira Marques, criando um diálogo entre o urbano e o tradicional. A coleção reflete as identidades artísticas distintas de Pjota, conhecido por sua estética contemporânea e urbana, e Lira Marques, que traz a arte enraizada nas tradições brasileiras. Segundo Germano Dushá, co-curador da exposição e diretor criativo da coleção, o objetivo foi criar peças que representassem tanto uma perspectiva mais moderna quanto uma mais tradicional da cultura brasileira. Além de vestuário, a linha inclui acessórios como shapes de skate e um kit de frescobol feito com plástico reciclado. A coleção “Mil Graus” está disponível no e-commerce da Hang Loose e nas lojas do MAM.

2. Rider, Guadalupe e Pinacoteca de São Paulo

Rider x Guadalupe x Pinacoteca de SP — Foto: Divulgação

A colaboração entre a Rider, a Guadalupe e a Pinacoteca de São Paulo representa outra grande iniciativa que une moda e arte. Pedro Andrade, diretor criativo da Guadalupe, reinventou a icônica sandália Rider SLX, inspirando-se na arquitetura da Pina Contemporânea, um dos edifícios mais recentes da Pinacoteca. A sandália traz uma estampa exclusiva que remete ao design do teto do museu, combinando madeira e metal em um visual contemporâneo. Cada par é único, com estampas diferentes em cada pé, destacando a individualidade da peça. Disponível em edição limitada, a sandália pode ser adquirida nas lojas da Pina Contemporânea e na Pinacoteca Luz, bem como nos espaços da Guadalupe e na loja online da Rider.

Collab Rider, Guadalupe e a Pinacoteca de São Paulo — Foto: Divulgação

3. Casa do Povo e FIT: Arte e Transformação Social

Collab entre a Casa do Povo e a FIT: Bolsas — Foto: Divulgação

A Casa do Povo, um centro cultural localizado no Bom Retiro, bairro dinâmico e plural de São Paulo, tem colaborado com a FIT para fortalecer sua missão de usar a arte como uma ferramenta de transformação social. Com uma abordagem que combina apoio institucional e engajamento comunitário, a parceria permite que a Casa do Povo continue seus projetos de impacto. Parte dessa colaboração é uma bolsa exclusiva, desenvolvida pela FIT, que é oferecida aos clientes que contribuem com o Programa de Amigos da Casa do Povo. “Frequento a casa do povo desde pequena, e tenho o privilégio de ver a casa da janela do meu escritório. A ideia da bolsa surgiu de uma vontade mútua em fazer a parceria de tão longa data circular por todos os lugares”, comenta Renata Schmulevich, diretora geral da FIT.

Collab entre a Casa do Povo e a FIT: Bolsas — Foto: Divulgação

4. MASP e Renner: Moda e Cultura em Diálogo

Parceria: MAM / Hang Loose — Foto: Estudio em Obra/Divulgação

Outra parceria que merece destaque é a colaboração entre o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e a rede de varejo Renner. De março a junho de 2024, foi lançada uma coleção que combinava elementos do acervo do MASP com a moda cotidiana. Criada por artistas e estilistas brasileiros, a coleção foi uma forma de democratizar o acesso à arte, levando os trabalhos do museu para os vestuários das pessoas. Esse projeto destacou a importância de integrar a arte na vida cotidiana e fortaleceu a conexão entre diferentes formas de expressão cultural.

Collab: MAM / Hang Loose — Foto: Estudio em Obra/Divulgação

Arte e Moda como Elementos de Transformação

Essas parcerias são exemplos claros de como a moda pode ser um veículo para democratizar a arte, levando suas expressões criativas para além das fronteiras das galerias e museus. Elas permitem que o público, de maneira geral, se aproprie das obras e as torne parte do seu cotidiano, estimulando uma convivência mais rica com a cultura e ampliando o alcance das práticas artísticas.