A renomada cantora e ícone da Música Popular Brasileira, Marisa Monte, foi anunciada como homenageada com o título de doutora honoris causa pela Universidade de São Paulo (USP). Esta nomeação histórica a torna a terceira mulher a ser laureada com tal reconhecimento na instituição.
A iniciativa partiu da professora Carlota Botto, diretora da Faculdade de Educação da USP, com o respaldo de membros docentes como Eloisa Bonfá, diretora da Faculdade de Medicina, e da cardiologista Ludhmila Hajjar, professora titular. A concessão do título foi respaldada pela USP em virtude “da qualidade do trabalho artístico de Marisa, seu engajamento em prol das artes, democracia e educação, bem como seu envolvimento comunitário, incluindo apoio a crianças na escola mirim da Portela e seu trabalho com artesãs na comunidade de Curral Grande, no Ceará”.
Marisa Monte expressou sua gratidão e entusiasmo pelo reconhecimento, destacando a importância da educação e da ciência para transformar a realidade do país. “É uma honra colaborar com a maior instituição de pesquisa e educação do Brasil. Transformar a realidade do nosso país através da inclusão pelo saber é um grande desafio que eleva minha existência a uma nova dimensão”, compartilhou a artista em seu perfil no Twitter.
O evento de concessão do título ainda não teve a data definida, mas a notícia gerou grande expectativa e celebração entre os admiradores da cantora e na comunidade acadêmica.
Marisa Monte na cerimônia de apresentação do Espaço Imaginário do Incor do Hospital das Clínicas, em julho deste ano – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens