Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Morre Marc Bohan, estilista que comandou a Dior por 30 anos

Foto: d'archives Sipa/HORVAIS
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O estilista Marc Bohan, que comandou a maison Dior por 30 anos, morreu aos 97 anos, em Châtillon-sur-Seine, na França, na última quarta-feira (6). Bohan sucedeu Yves Saint Laurent no comando criativo da marca em 1961, quando Saint Laurent foi convocado para o serviço militar.

Ao longo de sua carreira, Bohan se consolidou como o estilista mais longevo da Dior, ultrapassando até mesmo o próprio fundador, Christian Dior. Ele ficou conhecido por suas roupas elegantes e atemporais, destinadas às “mulheres de verdade”.

“Faço roupas para mulheres reais, não para mim, nem para manequins e nem para revistas de moda. Deixo com prazer as criações abstratas para outros”, disse Bohan em uma entrevista.

Nascido em Paris em 1926, Bohan começou a trabalhar na moda aos 15 anos, como aprendiz na Maison Paquin. Em 1950, foi contratado pela Dior, onde trabalhou como assistente de Christian Dior e de Yves Saint Laurent.

Em 1961, Bohan assumiu o comando criativo da Dior e permaneceu no cargo até 1989. Durante esse período, ele criou peças que se tornaram icônicas, como o “Slim Look”, silhueta esguia e sofisticada, e os ternos curtos e coletes longos.

Bohan foi um dos estilistas mais influentes do século 20. Suas criações foram usadas por celebridades como Elizabeth Taylor, Sophia Loren, Grace Kelly, Jackie Kennedy e Brigitte Bardot.

O funeral de Bohan será realizado em 13 de setembro, na igreja de São Nicolau, em Châtillon-sur-Seine.

Fotografia: Pierre GUILLAUD / AFP