O Itaú Cultural abre as portas para uma tradição na vida e obra do emblemático Machado de Assis a partir de 18 de novembro. A exposição ‘Ocupação Machado de Assis’ promete resgatar a diversidade do autor, revelando aspectos muitas vezes deixados à sombra.
Com um acervo de 100 peças, entre fotografias, manuscritos originais, primeiras edições e cartas, a mostra destaca a riqueza da trajetória multifacetada de Machado. Além disso, a exposição valoriza suas influências, mergulhando nas temáticas sociais que, mesmo após 115 anos de sua morte, permanecem relevantes para a realidade brasileira.
Um dos pontos altos é o resgate da negritude do autor, frequentemente apagado na história. Imagens em preto e branco de Machado foram coloridas especialmente para a exposição de Marina Amaral, revelando aspectos cruciais de sua identidade. Vídeos com depoimentos de especialistas e ativistas complementam essa abordagem, enriquecendo a discussão sobre a representatividade do autor.
A mostra se estende por quatro salas, oferecendo materiais audiovisuais, interpretações dramáticas de seus textos e a exibição inédita ‘Todos os livros de Machado de Assis’, uma coleção composta por 25 volumes, organizada pela editora Todavia em colaboração com o Itaú Cultural. O projeto resgata toda a produção do autor, desde poesias até romances, mantendo-se fiel à tipografia original das edições.
A ‘Ocupação Machado de Assis’ estará aberta ao público de terça a sábado, das 11h às 20h, e aos domingos e feriados, das 11h às 19h, no Itaú Cultural, localizado na Avenida Paulista, 149. A entrada é gratuita.
Retrato de Machado de Assis quando ele tinha 57 anos — Foto: FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL/ DOMÍNIO PÚBLICO