O Rio de Janeiro ficou ainda mais lindo com a beleza das obras de arte de Ed Ribeiro. A Exposição ‘Conecte-se com o Sagrado’, que foi realizada no mês de abril, contou a curadoria da Tartaglia Arte, de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez. A mostra contou com cerca de 30 pinturas, 2 esculturas e uma instalação, retratando a importância da cultura dos Orixás e de sua energia primordial de exaltação às forças da natureza.
A exposição, que foi gratuita, ocupou o terceiro andar do Centro Cultural Correios, com montagem da instalação artística e cenografia por conta do arquiteto Humberto Macedo. Todo o piso do espaço foi coberto por folhas e plantas nas entradas das salas, onde as pessoas presentes se conectaram com as forças da natureza e com o trabalho do artista considerado o ‘Mestre Contemporâneo na Arte em Derramamento de Tintas’. Técnica própria que lhe rendeu várias premiações e exposições no Brasil e no exterior.

Escrita por Daniel Marx, a biografia de Ed Ribeiro apresenta a sua trajetória de sucesso, incluindo suas mostras na Europa, com exposição no Museu do Louvre
Ed Ribeiro, natural do interior da Bahia, é reconhecido por sua técnica intitulada ‘Derramamento de tinta’, considerada como uma das grandes inovações do mundo da arte, sendo citado por estudiosos como o terceiro inovador entre os séculos 19 e 21, estando entre grandes nomes. Criador de obras com destaques internacionais, o artista plástico e seu ateliê recebem visitantes baianos, brasileiros e estrangeiros.
Com grande contribuição para a cultura brasileira, Ed já recebeu diversas homenagens. Em 2022, o escritor, jornalista e cineasta Daniel Marx escreveu sua biografia, onde reúne importantes momentos da carreira do artista. Também foi destaque na escola de samba Águia de Ouro, no Carnaval de São Paulo. Ainda esse ano, o artista plástico representará a Bahia, sendo o enredo da Escola de Samba Raio de Sol no Carnaval de 2023, em Belo Horizonte – Minas Gerais. O single ‘Braços abertos, celebrando a vida’, que conta sobre a vida de Ed, tem autoria de seus amigos Carlinhos Brown, Altay Veloso, Lado Raízes e Charles Theone.

O maior mosaico do brasil, com 70m de comprimento intitulado “em busca da luz”, que fica na escola traços e letras em catu, foi criado por Ed Ribeiro
O amor pela arte e uma visão cultural ampla são as peculiaridades deste grande artista, e representam sua herança moral e espiritual. “Poder estar em dos melhores espaços de arte do Brasil, no centro onde há toda a cultura do Rio de Janeiro é uma honra. Considero uma benção divina expor no Centro Cultural Correios, ocupando duas salas e com a conceituada curadoria do Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez, da Tartaglia Arte. É pra mim a realização de um sonho no mundo da arte, que já comecei a pintar tardiamente com 52 anos”, declarou Ed Ribeiro.
A exposição saiu do Rio de Janeiro, direto para Minas Gerais, sendo exibida no no 1º Encontro Regional Afromineiridades, em Minas Gerais. Com realização do Coletivo Arerê, o evento aconteceu entre os dias 5 e 20 de maio, na Casa de Cultura Gabriela Mendonça, em Conselheiro Lafaiete, com entrada gratuita.
O evento teve como objetivo fomentar a visibilidade sobre a ancestralidade dos grupos culturais de raízes afro e disseminar a cultura do Candomblé através da arte e rodas de conversa.


Fotos: Divulgação