Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Olimpíadas: Jade Barbosa assina collants da equipe brasileira de ginástica

Naomi Baker/Getty Images
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

A atleta Jade Barbosa, além de ser uma das estrelas da ginástica artística, também é responsável pelo design dos collants usados pela seleção brasileira.

Jade Barbosa, renomada ginasta e campeã olímpica, não se limita apenas às competições; ela também se dedica ao design dos collants que a equipe de ginástica artística utiliza. A atleta desenhou o modelo usado pelas ginastas brasileiras Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira, Jade Barbosa e Júlia Soares durante a final por equipes em Paris.

Início da Paixão pela Moda

Jade Barbosa, que integra a seleção brasileira há 17 anos, começou a desenhar collants como um hobby ao lado de seu pai. Juntos, abriram uma empresa especializada em roupas de ginástica. Em 2022, a ginasta recebeu o convite para desenhar os collants da seleção para o Panamericano e para o Campeonato Mundial, ampliando sua atuação no universo da moda esportiva.

Em um vídeo divulgado pelo Comitê Brasileiro de Ginástica (CBG), Jade relata que seu pai foi responsável por confeccionar seus primeiros collants. “Quando eu comecei, nem collant a gente tinha. Então meu pai fazia meus collants no início, e hoje, poder ter todas essas opções é mágico, é realizador,” conta a atleta.

Design dos Collants para as Olimpíadas

Para a estreia da equipe brasileira nas Olimpíadas de Paris, Jade criou um collant com fundo azul-marinho e mangas ¾ adornadas com cristais amarelos. A escolha do design visava refletir a identidade nacional de forma sofisticada e inovadora. Na final por equipes, o uniforme também contou com peças desenhadas por Jade, que combinavam verde e amarelo com muito brilho, destacando a exuberância do Brasil.

Jade detalha sua abordagem criativa: “O dia que a gente classificou para a Olimpíada eu pensei ‘poxa, a gente tem que competir com um collant que tem muita personalidade do Brasil’. Então eu tentei fazer um collant mais neutro e aí vir com a manga toda em degradê com as cores do Brasil pra ficar bem evidente, porque o fundo do ginásio é bem escuro.”

Peças Marcantes

A ginasta também compartilhou detalhes sobre os collants que mais marcaram sua carreira. O collant produzido para o Mundial de 2023 é um dos seus favoritos. “Tentamos trazer um collant bem retrô, então fizemos um modelo azul-marinho com pedras amarelas. Eu queria que o Brasil fosse bem definido, e esse collant fez muito sucesso e as pessoas gostaram bastante,” afirma Jade.

A dedicação de Jade Barbosa ao design dos collants não apenas acrescenta um toque pessoal e cultural às competições, mas também destaca sua multifacetada carreira como atleta e artista.

Foto: CBG (Reprodução/Instagram)