Primeira apresentação de 2025 atrai multidão e antecipa clima do Carnaval em Salvador.
No último domingo, 12 de janeiro de 2025, o Largo do Pelourinho, em Salvador, foi palco do primeiro ensaio gratuito do Olodum, marcando o início das preparações para o Carnaval. A ameaça de chuva não desanimou os fãs, que lotaram o local para prestigiar a performance do grupo percussivo.
Desde o início da tarde, o público se concentrou em frente ao palco montado em frente à Fundação Casa de Jorge Amado. A professora Andreia Cruz, presente no evento, comentou: “Não sou de papel e nem de açúcar”, referindo-se à disposição de enfrentar o clima para assistir à apresentação.
O ensaio contou com um repertório de sucessos do Olodum, incluindo “Doce Mel”, “Protesto do Olodum” e “Vem Meu Amor”, que animaram baianos e turistas. A lotação foi tamanha que as barreiras de revista montadas pela Polícia Militar foram fechadas cerca de uma hora após o início do evento, deixando dezenas de pessoas do lado de fora.
O tema escolhido pelo bloco para o Carnaval deste ano é “Olódùmarè, o Ser Supremo: Raízes e Origens”. Lazinho, um dos vocalistas do grupo, explicou: “Olódùmaré é o senhor do universo, o criador do mundo. Foi o que deu nome ao nosso grupo. Então, vamos falar em nome de Deus”.
A apresentação também serviu como preparação para os músicos. O vocalista Lucas Di Fiori destacou a importância dos ensaios no Pelourinho: “Aqui, ensaiamos as músicas que vamos apresentar no Carnaval. É com a paz de Olódùmaré que esperamos invadir a avenida e levar mensagens de amor para todo mundo”.
O Olodum se apresentará no dia 2 de março, domingo de Carnaval, no circuito Barra-Ondina. Os abadás estão sendo vendidos por R$450, e a programação do grupo inclui shows em quatro camarotes durante a folia.