Prefeitura de Paris Contestará Decisão do Governo Francês
O governo francês autorizou, através do Diário Oficial publicado nesta terça-feira (9), a utilização de táxis voadores elétricos durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A medida, que visa a inovação no transporte urbano, inclui a instalação de uma pista de pouso flutuante no Rio Sena, desenvolvida em parceria entre o grupo Aéroports de Paris e a fabricante alemã de aeronaves, Volocopter.
Inicialmente, o projeto está limitado a um período experimental até 31 de dezembro deste ano, operando das 8h às 17h (horário de Paris) com restrições de número de voos. Serão realizadas até 900 viagens, limitadas a duas por hora, e os voos serão gratuitos enquanto aguardam a autorização da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA).
Contudo, a decisão tem enfrentado críticas da Prefeitura de Paris, que considera o projeto uma “aberração ambiental” e contestará a legalidade da medida. David Belliard, assistente de mobilidade urbana da cidade, criticou a falta de legitimidade democrática do governo e destacou preocupações ambientais e de segurança levantadas anteriormente pela autoridade municipal.
Por outro lado, os defensores do projeto argumentam que os táxis voadores já são utilizados com sucesso em outras aplicações, como transporte médico emergencial, e defendem a busca por inovação tecnológica no transporte urbano.
Foto: Volocopter/Divulgação