Na manhã deste sábado (21), o Brasil fez história nos Jogos Pan-americanos de Santiago, no Chile, para garantir suas primeiras medalhas. O grande destaque foi a atuação fenomenal de Rayssa Leal no skate street, disputada na Explanada de Esportes Urbanos, no Estádio Nacional de Santiago. Pâmela Rosa também brilhou, conquistando a medalha de prata.
A jovem maranhense de 15 anos, conhecida como “Fadinha do Skate”, expressou sua alegria após a vitória: “Estou muito feliz, é só felicidade, gratidão demais, mais um pódio. Estou aqui com a Pam Pam [Pâmela Rosa], então é só alegria. Parecia que estava competindo em casa, estava lotado. Poder sentir esse calor da torcida mesmo com o frio enorme que estava fazendo é muito emocionante”, declarou à assessoria de imprensa do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Rayssa Leal conquistou o ouro ao totalizar impressionantes 236,98 pontos, enquanto Pâmela Rosa garantiu a segunda posição com 211,34 pontos.
José Gabriel também fez história ao garantir a primeira medalha do Brasil no mountain bike cross-country olímpico, alcançando o terceiro lugar e conquistando um bronze. Emocionado, ele acabou: “Difícil descrever o que eu estou sentindo. São os meus primeiros Jogos Pan-americanos e já conquistei uma medalha, logo a primeira do Brasil nos Jogos. Que ela seja um impulso para que os outros atletas brasileiros conquistem muito mais .”
No cross-country olímpico feminino, Raiza Goulão também brilhou, trazendo mais um bronze para o Brasil.
Foto: Pablo Vera/AFP