Pugilista baiano, primeiro brasileiro a ser campeão olímpico e profissional, desfila em carro do Corpo de Bombeiros e celebra com fãs, amigos e familiares.
Nesta segunda-feira, Salvador celebrou com grande entusiasmo a chegada do campeão mundial de boxe, Robson Conceição. O pugilista, de 35 anos, que já havia sentido o calor do povo baiano ao conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, foi recebido com uma verdadeira festa ao desfilar em um carro do Corpo de Bombeiros pelas ruas da cidade até o bairro de Boa Vista de São Caetano, onde nasceu e cresceu.
Em entrevista ao Globo Esporte, Robson destacou a importância da persistência para alcançar seus objetivos: “Persistência. Consegui, mais uma vez, entrar na história. Primeiro campeão olímpico e profissional. É bom estar em casa de volta, com minha equipe. É sobre nunca desistir dos nossos objetivos. Quanto mais persistente, vamos conquistar os objetivos. Agora é descansar”.
A comemoração contou com a presença de uma multidão de fãs, amigos e familiares, que se reuniram para celebrar o triunfo do pugilista. Entre os presentes, Hebert Conceição, medalhista de ouro em Tóquio 2020, expressou sua alegria ao falar sobre o feito de Robson: “Uma surpresa positiva tudo que aconteceu. Estive comentando na transmissão da luta. Uma honra muito grande. Feliz de ter dado certo. E vir recepcioná-lo e mostrar que eu tenho um carinho muito grande por ele. Tudo que está acontecendo com ele reflete em motivação para mim, para em um futuro breve desfrutar do que ele está desfrutando”.
Erika Matos, esposa de Robson, acompanhada das filhas Stephanie e Sofia, também celebrou o momento especial: “Sentimento de gratidão. Tentou tantas vezes. A gente assiste com ansiedade. Muita alegria”.
A vitória de Robson Conceição veio após derrotar o americano O’Shaquie Foster na categoria super-pena (até 58,97kg), no último sábado (6). Esta foi sua quarta tentativa de conquistar o título mundial. Emocionado, Robson declarou: “Uma grande batalha. Lutar a quarta vez. Robson estava muito focado, o adversário não quis a luta. Estranho o campeão mundial andar para trás os 12 rounds. Poderia ter vindo antes. Ele estava muito bem preparado. É merecedor. É campeão de fato e de direito. Desistir, nunca. Para a gente nada foi fácil. Chegou o momento, chegou a hora”.
Com esta conquista, Robson se junta ao seleto grupo de campeões mundiais brasileiros, sendo o nono a alcançar esse feito e o quarto baiano, ao lado de Acelino Popó de Freitas, Waldemir Sertão Pereira e Bia Ferreira. A lista de campeões também inclui os paulistas Éder Jofre, Rose Volante, Danila Ramos e Miguel de Oliveira, além do catarinense Patrick Teixeira.
A celebração em Salvador reflete o orgulho e a alegria do povo baiano e brasileiro com mais essa conquista histórica no boxe mundial, reafirmando a trajetória vitoriosa e inspiradora de Robson Conceição.
Foto: Rafael Teles