Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Val Kilmer, Ícone de Hollywood, Morre aos 65 Anos

Foto: Stephane Cardinale/Corbis/Getty Images
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O renomado ator Val Kilmer faleceu nesta terça-feira, 1º de abril de 2025, aos 65 anos, em Los Angeles, Califórnia, devido a complicações de uma pneumonia. A informação foi confirmada por sua filha, Mercedes Kilmer, ao jornal The New York Times.

Carreira Marcante no Cinema

Val Edward Kilmer nasceu em Los Angeles em 31 de dezembro de 1959. Sua carreira artística teve início no teatro e na televisão, com destaque para sua estreia cinematográfica na comédia “Top Secret! Superconfidencial” (1984). Dois anos depois, Kilmer alcançou fama internacional ao interpretar Tom “Iceman” Kazansky em “Top Gun – Ases Indomáveis” (1986), contracenando com Tom Cruise.

Em 1991, Kilmer recebeu aclamação da crítica por sua interpretação de Jim Morrison na cinebiografia “The Doors”, dirigida por Oliver Stone. Sua versatilidade foi novamente evidenciada em 1995, quando assumiu o papel de Bruce Wayne/Batman em “Batman Eternamente”, dirigido por Joel Schumacher.

Ao longo das décadas de 1980 e 1990, Kilmer participou de diversos filmes de sucesso, incluindo “Willow – Na Terra da Magia” (1988), “Tombstone – A Justiça Está Chegando” (1993) e “Fogo Contra Fogo” (1995), consolidando-se como um dos atores mais versáteis de sua geração. ​

Desafios de Saúde e Retorno ao Cinema

Em 2014, Kilmer foi diagnosticado com câncer de garganta, submetendo-se a tratamentos que incluíram quimioterapia e traqueotomias, resultando em alterações significativas em sua voz. Apesar dos desafios de saúde, o ator fez uma participação especial em “Top Gun: Maverick” (2022), reprisando seu papel como Iceman. Para viabilizar sua atuação, foram utilizadas tecnologias de inteligência artificial para recriar sua voz, demonstrando sua determinação em continuar contribuindo para o cinema.

Legado e Homenagens

A notícia do falecimento de Kilmer gerou uma onda de homenagens de colegas e admiradores. O diretor Michael Mann, que trabalhou com o ator em “Fogo Contra Fogo”, destacou o talento e a profundidade que Kilmer trazia para seus personagens. Francis Ford Coppola, que o dirigiu em “Twixt” (2011), relembrou sua impressionante habilidade artística desde os tempos de escola. ​

Val Kilmer deixa dois filhos, Mercedes e Jack Kilmer, frutos de seu casamento com a atriz Joanne Whalley. Sua contribuição para o cinema permanece como um legado duradouro, refletindo sua dedicação e paixão pela arte da atuação.